24/09/2014 13h44 - Atualizado em 05/05/2016 13h57

Atletas do COES recebem palestra sobre saúde no esporte

Atletas de badminton, boxe e handebol do Centro Olímpico do Espírito Santo, junto ao corpo técnico e gestores do projeto, estiveram presentes e lotaram o auditório da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória (ES), na tarde desta terça-feira (23). O objetivo foi um só, entender e conhecer um pouco mais sobre a importância de ter uma boa saúde e os perigos que diversas substâncias e produtos como álcool, cigarro, entorpecentes, anabolizantes e esteroides prejudicam o funcionamento do organismo.

Com o tema “Esporte de Rendimento e Saúde”, o médico do COES, o cardiologista Antonio Carlos Avanza, uma das referências da área no país, palestrou sobre a importância da saúde como um todo, especialmente para o rendimento esportivo.

“O esporte de alto rendimento cobra cada vez mais performance e bons resultados do atleta, e isso desperta, em muitos casos, o uso de substâncias ilegais e altamente prejudiciais à saúde, como é o caso dos esteroides e anabolizantes. Nossa preocupação é alertar desde cedo os jovens atletas para evitarem o contato com estes produtos por uma série de motivos ligados diretamente à saúde do atleta e ao próprio dopping, que pode eliminá-los das competições”, esclarece Avanza.

Durante a apresentação, o médico mostrou os efeitos que o álcool, cigarros, drogas e outras substâncias causam no organismo. Os mitos e falsos efeitos positivos, já que a tendência a médio e longo prazo é o desenvolvimento de doenças, especialmente no coração e fígado, e problemas como calvície, acne, descontrole hormonal e alteração nos níveis do organismo, também foram evidenciados.

“Mostrei as grandes ciladas que este uso irresponsável pode refletir no corpo e, consequentemente, no rendimento do atleta, seja ele de qual idade e esporte for. De fato, o uso de anabolizantes e esteroides, por exemplo, potencializam a energia do atleta, porém, depois os seus efeitos são desastrosos. Temos vários exemplos de pessoas que tiveram sérias complicações, levando, inclusive, ao óbito. Além disso, noites mal dormidas e a alimentação inadequada também podem implicar no mau funcionamento do organismo e no rendimento inadequado para treinar e competir”, destacou Avanza.

A grande lição para todos os presentes, além do aprendizado dos efeitos causados, foi a necessidade do acompanhamento profissional especializado para tratamentos e o uso de medicamentos e suplementos alimentares, por exemplo, com médicos e nutricionistas.

O atleta do time de handebol do COES, Jones Alves, de 16 anos, reforçou a importância de palestras como essa para o seu crescimento pessoal e profissional. “A capacitação nos permite aprender sempre mais. Especialmente, o que podemos e o que não podemos fazer para não prejudicar o nosso rendimento. Os efeitos que essas substâncias provocam na gente podem nos fazer muito mal e queremos evitar isso. É fundamental saber e se informar. Sempre vou me interessar em participar para aprender cada vez mais”, revelou o jovem atleta.

A secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lilian Siqueira, esclarece o objetivo das capacitações que o COES oferta. “Fazemos um trabalho multidisciplinar. Temos uma grande equipe com médico, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogo e o corpo técnico, que contribuem para a conquista dos atletas. Não queremos ser e não somos apenas um espaço de treinamento, nosso diferencial é justamente poder oferecer um trabalho em vários níveis e nos vários aspectos que um atleta precisa para poder se desenvolver em plenitude”, explicou a secretária.

A palestra faz parte do terceiro ciclo de capacitação do programa Suporte ao Atleta ofertado pelo COES. O primeiro abordou o tema ‘Conciliações entre formação esportiva e escolar’ e o segundo ‘Atleta profissional – o que um investidor procura?

Informações à Imprensa:
Mariana Bolsoni
(27) 99901-9914 / 3636-7027
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Facebook: AsscomSesport

Raquel Medeiros / Thiago Alves
R2M Comunicação e Marketing
raquel@r2mcomunicacao.com.br/ raquel@coes.es.gov.br
(27) 3024-2302 / 99922-2566
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard