10/01/2014 06h59 - Atualizado em 05/05/2016 13h35

Atletas do COES participam de Acampamento Nacional de Handebol

Quatro atletas de handebol do Colégio Castro Alves/COES estão tendo a oportunidade de se desenvolver no esporte e mostrar seu potencial para a Seleção Brasileira. Jonas Alves, Marcos Vinicios Colodete, Ricardo Oliveira e Rômulo Balduino foram indicados e participam, a partir desta semana, do Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica, realizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), com o apoio do Ministério do Esporte.

Os jovens estão reunidos no Sesi de Blumenau (SC) desde a última terça-feira (07), onde ficam até a próxima quinta-feira (16) sob o comando do técnico da Seleção Masculina, Jordi Ribera. O treinador está bastante animado com o início da programação deste ano. "Os meninos estão muito bem e trabalhando forte. Esse Acampamento será ainda mais importante, porque esses garotos nascidos em 96 e 97 farão muitas atividades internacionais neste ano. Será bom para se empenharem e buscarem a Seleção", avaliou.

Além de serem observados pelo técnico e de terem a chance de desenvolver habilidades e de aprender, os atletas, selecionados por meio da observação de Jordi durante Acampamentos Regionais, Jogos Escolares da Juventude e pela indicação das Federações Estaduais, estarão ao lado de três atletas da Seleção: Arthur Malburg Patrianova, o goleiro Maik Ferreira dos Santos e o central Henrique Selicani Teixeira, que vão bater um papo com os meninos, tirar dúvidas e contar um pouco da vivência no esporte.

O técnico dos atletas capixabas e auxiliar técnico do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES), Eduardo Palaoro, ressalta a importância do Acampamento para o desenvolvimento dos jovens. “É muito importante saber que a Confederação está de olho no handebol do Espírito Santo. É um intercâmbio maravilhoso para os atletas que, com certeza, vão voltar melhores e com muita coisa nova. O Jordi está implantando uma nova forma de jogar trazida da Espanha, atual campeã mundial, e eu como técnico fico feliz de ter atletas meus participando desta inovação”, destacou.

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, a indicação dos atletas capixabas reafirma o trabalho de qualidade que tem sido realizado no Estado. "O handebol do Espírito Santo tem se consagrado a cada dia. Acabamos de conquistar o Sul-Americano Escolar e agora temos quatro atletas indicados para o Acampamento da Confederação Brasileira. Esses são os frutos de um trabalho sério e de competência que tem sido realizado. Continuaremos investindo para que o Estado continue se destacando no cenário nacional e mundial", enfatizou o secretário.

Após a edição Juvenil Masculina, ainda em janeiro, será o Acampamento para o Cadete Masculino, onde também sete atletas do Castro Alves/COES participarão. Em fevereiro, as atividades serão para o Juvenil Feminino, enquanto em maio, para o Cadete Feminino. Em 2013, foram realizadas três edições masculinas nas categorias Infantil, Cadete e Juvenil, e duas femininas, uma Cadete e uma Juvenil, somando mais de 600 atletas que tiveram aulas práticas e teóricas para se desenvolverem cada vez mais no handebol. Este projeto com jovens talentos das categorias de base tem contribuído para o desenvolvimento da modalidade.

Facebook: Asscom Sesport

Texto: Raquel Rampon Medeiros (COES)