09/01/2013 13h50 - Atualizado em 05/05/2016 13h14

Arenas de Verão: mais entretenimento nas praias capixabas

Pela primeira vez o Governo do Estado,em uma ação conjunta entre diversas secretarias e prefeituras municipais, realiza um projeto que irá levar muita diversão, esporte e atrações culturais aos frequentadores das praias capixabas, durante os meses de janeiro efevereiro. O projeto Arenas Capixabas de Verão foi lançado, na manhã desta quarta-feira (09), durante uma entrevista coletiva realizada nasede da Secretaria de Estado do Turismo.

As arenas são fruto de um trabalho conjunto de várias secretarias e órgãos do Governo do Estado e têm investimentos estimados em R$ 2,5 milhões. As praias de Camburi, em Vitória e Jacaraípe, na Serra serão as primeiras a receber a arena a partir da próxima quinta-feira (10). Praia Central, em Piúma; Santa Cruz, em Aracruz; Conceição da Barra; Guriri, em São Mateus; Praia do Morro, emGuarapari; Praia da Costa e Itapoã, em Vila Velha e Praia Central em Marataízes serão as próximas.

Ao todo, nove municípios receberão as atividades que vão desde shows de artistas capixabas e cinema na praia, a desafios nacionaisde futebol de areia, futevôlei e circuito de motocross.

O secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, ressaltou o ineditismo de uma ação desse porte no verão capixaba. “Nuncahouve um projeto dessa magnitude no verão do Espírito Santo. Conseguimos agregar Prefeituras Municipais, Secretarias e váriosórgãos do Governo do Estado em uma ação que era um pedido dos turistas que frequentam nosso litoral e buscam cada vez maisentretenimento.”

Participaram do lançamento várias autoridades entre elas o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos; secretário deEstado de Cultura, Mauricio da Silva; gerente de Educação de Trânsito do Detran, Maria Helenice; coordenadora de Eventos doBanestes, Rosangela Lemos e major Barbieri, do Estado Geral da Polícia Militar.

Cultura

Os artistas selecionados pelo edital de circulação cultural oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) serão osresponsáveis por animar a programação das arenas capixabas de verão.

Segundo o secretário de Cultura, Mauricio da Silva, as arenas serão uma ótima oportunidade para divulgar o talento dos artistascapixabas: “A programação cultural de verão era um pedido da comunidade e nós ficamos satisfeitos em poder oferecer de Norte aSul do Estado um projeto que dará uma grande oportunidade para os artistas capixabas mostrarem todo seu talento”.

Esporte

Na abertura da programação esportiva da Arena Capixaba de Verão, o confronto de futebol de areia entre capixabas e cariocas promete agitar as areias de Vitória e Serra, neste fim de semana. Sábado (12), na Praia de Camburi, a seleção capixaba enfrenta o Rio de Janeiro, às 09 horas. No mesmo dia, em Jacaraípe, na Praça Encontro das Águas, o Rio Branco entra em quadra paraenfrentar o Flamengo (RJ), às 19 horas. No domingo (13), as seleções do Espírito Santo e Rio de Janeiro fazem mais um duelo,desta vez na arena montada na Serra, às 10 horas.

Ainda no sábado (12), a Praia de Jacaraípe será palco da 2ª Travessia Salvamar, em mar aberto. A largada está marcada para às 08horas. Durante todo o mês, esportes como o motocross e o futevôlei estarão presentes na programação esportiva, que contatambém com agendas socioesportivas e campeonatos municipais.

Para o secretário Estadual de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, o projeto vai atender, com diversas atrações, tanto ao capixabaquanto aos turistas. “Projetos como a Arena Capixaba de Verão mostram o quanto o Governo do Estado está empenhado emtrazer novidades que fomentem o turismo, o esporte, entretenimento e o lazer, para os capixabas e, também, para quem visita onosso Estado. Trata-se de um trabalho em conjunto com diversos órgãos, quem comparecer vai aprovar e aproveitar muito,durante todo o verão”, destacou Vandinho.

Conscientização e Segurança

A segurança e a conscientização sobre álcool e direção também não poderiam ficar de fora da estrutura montada pelo Governo doEstado. A Polícia Militar já conta com o reforço de 1.100 homens, incluindo unidades especializadas e batalhão de trânsito, nopatrulhamento dos balneários do Espírito Santo em uma ação que vai até o carnaval.

O Detran também já deu início as suas campanhas educativas para a perigosa combinação de álcool e direção e, segundo a gerentede Educação no Trânsito, Maria Helenice, as arenas também contarão com ações inovadoras. “Lançaremos durante as Arenas deVerão a nossa campanha “Salva-vidas do asfalto” aonde educaremos os motoristas sobre a importância do cinto de segurança e usodas cadeirinhas para crianças no banco traseiro”.

Divulgação e Promoção

O Banestes e a Superintendência de Comunicação Social do Governo do Estado do Espírito Santo (Secom) serão responsáveis poranimar os intervalos da programação com jogos e distribuição de brindes. Brincadeiras como o chute a gol e os games em tabletprometem fazer sucesso com os frequentadores.

Nesta quarta-feira (09) tem início a divulgação das arenas nos canais de televisão e rádio e a programação completa estará, hoje ànoite, à disposição no site do Governo do Estado www.es.gov.br no link “Arena Capixaba”.

Assessoria de Comunicação da Setur
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308 imprensa@turismo.es.gov.br