27/01/2013 17h23 - Atualizado em 05/05/2016 13h15

Arena Capixaba de Verão: Rio Branco e Flamengo fazem dobradinha no desafio de futevôlei

Praia, sol e muito futevôlei. Na terceira semana da Arena Capixaba de Verão, Rio Branco, Flamengo (RJ), São Mateus e Vasco (RJ), disputaram duas edições da Copa Brasil de Futevôlei, nas praias de Guriri, em São Mateus, e Conceição da Barra. Melhor para o capa preta e para o rubro negro carioca, campeões das etapas. Além da competição esportiva, uma extensa agenda cultural agitou os balneários entre os dias 24 e 27 de janeiro.

"Essa já é a terceira semana da Arena Capixaba de Verão, que tem levado entretenimento e muito esporte para capixabas e turistas dos principais balneáreos capixabas. Esse projeto está sendo um sucesso graças ao trabalho integrado entre vários órgãos do Governo e as prefeituras municipais e veio para ficar", afirmou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

Futevôlei

Nas quadras de São Mateus e Conceição da Barra, as equipes foram formadas por duplas e contaram com jogadores que fizeram sucesso nos campos, além de alguns dos melhores jogadores do Estado na modalidade. Entre os destaques, Aldair, tetracampeão mundial em 1994, e Alex Dias, ex-Vasco e São Paulo.

A primeira etapa, disputada em Guriri, foi vencida pelo Rio Branco. Representado por Bruno e Lira, o Brancão venceu o São Mateus, que mesmo com o apoio da torcida e a boa atuação de Claudinho, perdeu o jogo final por dois sets a zero.

Em Conceição da Barra, os times se misturaram para equilibrar a disputa. A ideia deu certo e o resultado pôde ser visto na final entre Flamengo e Rio Branco, decidida em três sets muitos parelhos. Pelos capixabas, Lira jogou ao lado de Bruno, na equipe carioca, Aldair fez dupla com Claudinho. Vitória do Flamengo por dois sets a um, parciais de 18 a 16, 15 a 18 e 19 a 17.

Ao final da partida, a revelação do campeonato, Claudinho, falou sobre a decisão e não escondeu a empolgação de jogar ao lado de Aldair. "Todos os jogos foram muitos difíceis e essa final deve ter sido o jogo mais difícil da minha vida. Mas, ao lado do Aldair tudo fica mais fácil. Ele é um craque em tudo que faz, é meu ídolo e é uma emoção ser campeão ao lado dele", contou o jogador do Flamengo.

Arena Capixaba de Verão

Na próxima semana, Marataízes e Vila Velha fecham a Arena Capixaba de Verão com competições de motocross e beach soccer, entre os dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro.

As programações nas tendas culturais e arenas esportivas estão sendo realizadas durante todo o mês de janeiro e início de fevereiro. Vitória e Serra abriram o projeto que, além de Piúma e Aracruz, contou com atrações em Guarapari, Conceição da Barra e São Mateus.

As arenas têm por objetivo desenvolver atividades voltadas para quem frequenta o litoral do Espírito Santo no verão, incluindo programações culturais, shows com artistas capixabas, cinema na praia, eventos esportivos (competições e desafios nacionais) e ações de conscientização ambiental (limpeza das praias e balneabilidade) e de trânsito, além de distribuição de material específico elaborado pela Setur com orientações turísticas. O projeto envolve cinco órgãos de Governo: Setur, Secult, Sesport, Detran e Banestes.

Sérgio Rangel