20/01/2013 12h41 - Atualizado em 05/05/2016 13h15

Arena Capixaba de Verão: motocross na areia da praia agita Piúma e Aracruz

A segunda semana da Arena Capixaba de Verão foi um show de ultrapassagens e adrenalina com competições de motocross. Os municípios de Piúma e Aracruz receberam duas etapas do Arena Brasil Speedway, reunindo mais de 60 pilotos de cinco Estados. Além da atração principal, o evento contou com uma extensa programação esportiva e cultural, entre os dias 17 a 20 de janeiro.

"A Arena Capixaba é um projeto integrado, para levar entretenimento e ações educativas para capixaba e aos turistas durante o verão. Além da atração esportiva, a programação cultural oferece shows, cinema na praia e o retorno disso são as arenas lotadas", afirmou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

O projeto é uma ação conjunta desenvolvida pela Setur, Secult, Sesport, Detran e Banestes, em parceria com prefeituras municipais.
Motocross

A pista montada na areia da praia foi um desafio a mais para pilotos e equipes que participaram das etapas de Piúma e Aracruz da Arena. O piso mais macio do que a habitual pista de barro exigiu perícia dos pilotos e garantiu a diversão do público com muitas quedas.

Na primeira etapa, disputada no circuito montado na Praia de Piúma, na quinta-feira (17), a vitória ficou com dois pilotos do Estado. Na categoria Nacional, Patrick Guedes, de Laranja da Terra, foi o grande campeão.

Já na categoria MXPró, o título foi para o piloto Higor Passos, que depois das duas etapas lidera a competição. "Correr na areia é muito difícil, porque treinamos em pistas duras, e isso nivela muito a competição. Na areia não há favoritos porque qualquer erro pode ser fatal", explicou Higor.

Neste domingo (20), o mineiro, e atual campeão capixaba, Thiago Brumatti, foi melhor na categoria MXPró. Na Nacional, Júnior Montovanelli, de Vila Valério, foi o vencedor da prova, na arena montada em Santa Cruz, distrito de Aracruz.

Arena Capixaba de Verão

As programações nas tendas culturais e arenas esportivas estão sendo realizadas durante todo o mês de janeiro e início de fevereiro. Vitória e Serra abriram o projeto que, além de Piúma e Aracruz, conta com atrações em Conceição da Barra e São Mateus, de 24 a 27 de janeiro, além de Vila Velha e Marataízes, entre os dias 31 de janeiro a 03 de fevereiro.

As arenas têm por objetivo desenvolver atividades voltadas para turistas e capixabas que frequentam o litoral do Espírito Santo durante o verão, incluindo programações culturais, shows com artistas capixabas, cinema na praia, eventos esportivos (competições e desafios nacionais) e ações de conscientização ambiental (limpeza das praias e balneabilidade) e de trânsito, além de distribuição de material específico elaborado pela Setur com orientações turísticas.

Sérgio Rangel