13/01/2013 18h28 - Atualizado em 05/05/2016 13h14

Arena Capixaba de Verão: ES leva a melhor sobre RJ na melhor de três desafios de beach soccer

Com uma goleada para cada seleção e a vitória do Rio Branco sobre o Flamengo (RJ), os capixabas levaram a melhor sobre o Rio de Janeiro (RJ), no desafio de beach soccer da Arena Capixaba de Verão. Os jogos foram realizados nesse sábado (12) e domingo (13), nas arenas montadas na Serra e em Vitória. No próximo fim de semana, Aracruz e Piúma dão sequência à programação do projeto, com competições de motocross, além de uma extensa programação cultural.

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, o primeiro fim de semana do Arena Capixaba foi um sucesso. "Nos três jogos, tivemos um excelente público que, depois das partidas, pôde assistir a shows e participar de ações educativas, além de toda a programação que esse projeto oferece para capixabas e turistas. Estou muito feliz com as vitórias dos capixabas, neste fim de semana", explicou Vandinho.

O secretário de Estado da Cultura, Maurício José, também elogiou o projeto e falou sobre o objetivo da extensa programação cultural, que inclui shows, cinema na praia, entre outras atrações. "A iniciativa contribuirá para que a turistas e moradores locais, ao desfrutarem das suas férias e tempo livre, conheçam um pouco mais da produção musical capixaba. Além das sessões de cinema, a programação cultural das Arenas contará com 27 shows de músicos e grupos que foram selecionados ou ficaram na suplência do Edital de Circulação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (ES)", afirmou

Segundo o secretário Estadual de Turismo, Alexandre Passos, as Arenas atendem a uma demanda da sociedade por opções de lazer, além de fomentarem o turismo. "As Arenas Capixabas de Verão são um projeto integrado, que atendem a um pedido da sociedade. O número de turistas neste verão promete ser recorde graças ao trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado. Com certeza, as Arenas serão mais uma ótima opção de lazer para capixabas e visitantes aproveitarem as belezas do ES".

O projeto é uma ação conjunta desenvolvida pela Setur, Secult, Sesport, Detran e Banestes, em parceria com prefeituras municipais.

ES x RJ

No primeiro jogo do final de semana, o ES goleou os cariocas por 4 a 1, no sábado (12), com direito a belos gols, na Praia de Camburi, em Vitória. Ao final da partida, o tetracampeão mundial, Buru, falou sobre a alegria de jogar em casa, ao lado de velhos amigos. "É muito gostoso jogar em nossa terra. É muito emocionante. Jogamos bem dentro das dificuldades previstas pela falta de ritmo de jogo", disse.

À noite, na arena montada na Praia de Jacaraípe, na Serra, nem a chuva que caiu no começo do jogo espantou o público para o duelo, que reuniu os times do Rio Branco e Flamengo. Mais uma vez, os capixabas se saíram melhor. Vitória do Brancão por 2 a 0, aumentando a vantagem capixaba no desafio de Beach Soccer da Arena Capixaba de Verão.

Neste domingo (13), também na Serra, ES e RJ entraram em quadra para a revanche da primeira partida. Muito motivados, os cariocas devolveram a goleada sofrida no primeiro jogo, vencendo a partida por 5 a 2. Os gols foram marcados por Lucão, Mauricinho (2), Bokinha e Xixo, para o RJ. Bruno Xavier fez o dois do time da casa, um deles de bicicleta.

Entre os dias 17 e 20 de janeiro, os municípios de Anchieta e Piúma recebem mais uma edição da Arena Capixaba de Verão.

Arena Capixaba de Verão

As arenas têm por objetivo desenvolver atividades voltadas para turistas e capixabas que frequentam o litoral do Espírito Santo durante o verão, incluindo programações culturais, shows com artistas capixabas, cinema na praia, eventos esportivos (competições e desafios nacionais) e ações de conscientização ambiental (limpeza das praias e balneabilidade) e de trânsito, além de distribuição de material específico elaborado pela Setur com orientações turísticas.

Sérgio Rangel