12/01/2013 12h42 - Atualizado em 05/05/2016 13h14

Arena Capixaba de Verão: ES goleia RJ na primeira partida do desafio de beach soccer

A Praia de Camburi, em Vitória, foi palco do primeiro grande evento esportivo da Arena Capixaba de Verão. Espírito Santo (ES) e Rio de Janeiro (RJ), duas das melhores seleções de beach soccer do País, estiveram em quadra, neste sábado (12) para o primeiro de três desafios no fim de semana. Melhor para os capixabas, que golearam os cariocas por 4 a 1. Às 19 horas, a Praia de Jacaraípe, na Serra, recebe a partida entre Rio Branco e Flamengo (RJ) e, no domingo (13), ES e RJ fazem a revanche do primeiro jogo.

Antes do pontapé inicial, autoridades fizeram a abertura oficial da Arena Capixaba, que desde quinta-feira (10) oferece diversas atrações culturais, esportivas, além de ações socioeducativas.

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, o projeto vai atender em cheio a expectativa de capixabas e turistas por lazer e entretenimento, nesta época do ano. "A Arena Capixaba conta com uma programação extensa de atrações além, é claro, de muito esporte. Serão nove estruturas montadas, em nove municípios do litoral capixaba, em um projeto que envolve cinco órgãos de governo. Tenho certeza que com o nosso trabalho, a Arena será um sucesso", afirmou Vandinho.

O projeto é uma ação conjunta desenvolvida pela Setur, Secult, Sesport, Detran e Banestes, entre outros órgãos estaduais, em parceria com prefeituras municipais.

O jogo

Com um bom público nas arquibancadas e com a quadra repleta de jogadores de Seleção Brasileira, a partida começou muito equilibrada. Mas, aos 2 minutos, Rafinha balançou a rede para os Espírito Santo. Apesar da diferença no placar, o jogo continuou parelho e o primeiro período acabou com o placar de 1 a 0 para os capixabas.

Após o intervalo, o time da casa voltou arrasador, ampliando o marcador com gols de Maguinho e João Vitor. Mesmo fazendo uma boa partida, os cariocas esbarravam na trave e nas boas defesas do goleiro Marquinhos.

Com o placar de 3 a 0, o terceiro quarto serviu para confirmar a vitória do Espírito Santo, que marcou mais um gol, com Bruno Malias, antes de ver o Rio de Janeiro descontar, a cinco segundos do final, com gol de Betinho. Placar final 4 a 1.

Homenagem

Ao fim da partida, os jogadores capixabas fizeram uma homenagem ao técnico Índio, que retornou ao comando da Seleção após superar a luta contra o câncer. “Só tenho a agradecer todo o apoio e carinho dos capixabas. Não poderia estar mais feliz com minha volta diante desta recepção maravilhosa”, comentou Índio.

Mesmo sem marcar, Buru não escondeu a alegria de jogar em casa, ao lado de velhos amigos. “É muito gostoso jogar em nossa terra. É muito emocionante. Estamos todos felizes com a volta do Índio e também do (goleiro) Mão à Seleção Capixaba. Jogamos bem dentro das dificuldades previstas pela falta de ritmo de jogo. Neste domingo a tendência é subirmos de produção”, disse.

O principal jogador do Rio de Janeiro, Betinho, aprovou a atuação do time, e espera melhor sorte no segundo desafio. “Nosso time é bem jovem. Não fomos mal, mas não soubemos aproveitar as oportunidades que surgiram e acabamos perdendo nos detalhes. Vamos tentar nos recuperar, descansar bem para o segundo amistoso. Tenho certeza de que podemos render mais”, disse Betinho, da Seleção Carioca.

Arena Capixaba de Verão

As arenas têm por objetivo desenvolver atividades voltadas para turistas e capixabas que frequentam o litoral do Espírito Santo durante o verão, incluindo programações culturais, shows com artistas capixabas, cinema na praia, eventos esportivos (competições e desafios nacionais) e ações de conscientização ambiental (limpeza das praias e balneabilidade) e de trânsito, além de distribuição de material específico elaborado pela Setur com orientações turísticas.

Sérgio Rangel