03/02/2013 18h28 - Atualizado em 05/05/2016 13h15

Arena Capixaba de Verão chega ao fim após passar por nove municípios

A primeira edição da Arena Capixaba de Verão terminou neste domingo (03), após quatro semanas repletas de atrações esportivas e culturais para locais e turistas que visitam o Espírito Santo, durante a estação mais movimentada do ano. Ao todo, nove municípios receberam as atividades do projeto, que envolveu cinco órgãos do Governo Estadual.

"Encerramos a Arena Capixaba em 2013 com a certeza que é um projeto que veio para ficar. O sucesso foi fruto da ação conjunta das Secretarias de Estado de Esportes e Lazer, de Turismo e da Cultura, além do Banestes e do Detran, que fizeram ações promocionais e socioeducativas na Arena. O reflexo desse esforço pôde ser visto no prestígio que o público deu aos nossos eventos", afirmou o Secretário de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

Vila Velha e Marataízes fecharam o projeto, com competições de beach soccer e motocross, que passou também por Vitória, Serra, Aracruz, Piúma, Conceição da Barra, São Mateus e Guarapari.

Esportes

Três modalidades fizeram a alegria do público nas arenas. O beach soccer, com desafios entre Capixabas e Cariocas. O futevôlei, que trouxe clássicos do campo para as praias capixabas e o motocross, que levou para a areia a adrenalina e a velocidade das motos para a areia, elevando o nível da competição para a alegria da torcida, que vibrou com as ultrapassagens e também com as quedas.

Cultura

Nem só de esporte foi feita a Arena Capixaba de Verão. Sempre após as competições, shows e atrações culturais eram oferecidas ao público que cantou e vibrou com artistas selecionados pelo edital de circulação cultural, oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Além dos shows, o projeto levou o escurinho do cinema para as praias capixabas, com a exibição do filme "O Palhaço".

Segundo o secretário de Cultura, Mauricio da Silva, as arenas serão uma ótima oportunidade para divulgar o talento dos artistas capixabas: “A programação cultural de verão era um pedido da comunidade e nós ficamos satisfeitos em poder oferecer de Norte aSul do Estado um projeto que deu uma grande oportunidade para os artistas capixabas mostrarem todo seu talento”.

Arena Capixaba de Verão

As arenas tiveram por objetivo desenvolver atividades voltadas para quem frequenta o litoral do Espírito Santo no verão. O secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, ressaltou o ineditismo de uma ação desse porte no verão capixaba. “Nunca houve um projeto dessa magnitude no verão do Espírito Santo. Conseguimos agregar Prefeituras Municipais, Secretarias e vários órgãos do Governo do Estado em uma ação que era um pedido dos turistas que frequentam nosso litoral e buscam cada vez mais entretenimento", finalizou.

Sérgio Rangel