12/05/2009 06h15 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

Alunos do Colégio Estadual já contam com aulas de natação

Esporte, interação e aprendizado: essa é a nova mistura para promover aprendizado no ambiente escolar no Colégio Estadual, em Vitória. A partir de agora, os estudantes têm a oportunidade de praticar natação em uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Sedu) e Esporte e Lazer (Sesport). A aula Inaugural foi realizada na tarde desta segunda-feira (11), na própria unidade de ensino. Estiveram presentes os secretários da Sedu, Haroldo Corrêa Rocha e da Sesport, Luciano Rezende.

Um grupo de alunos do Colégio Estadual fez uma breve apresentação com as diferentes modalidades do esporte. Nado borboleta, de costas e revezamento demonstraram que a piscina apresenta condições favoráveis à prática correta do esporte. Além dos alunos, a apresentação ganhou destaque com a presença da campeã brasileira de travessia, Maria da Penha Cruz, a atleta Pepenha.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Luciano Rezende, a parceria com a Sedu é favorável à aproximação do jovem ao esporte. “Estamos trabalhando juntos e em harmonia para que os alunos possam utilizar a piscina do Colégio Estadual com qualidade e de forma intensiva. O desporto escolar é a única forma de construir uma política de esportes universal. Todos passam pela escola, portanto é nela que devemos incentivar a prática de atividades físicas", explica o secretário.

O secretário da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, afirmou que a prática do esporte será propícia para a interação entre os estudantes. “Praticar esporte é garantia de amizades e trocas de experiências. Além disso, o esporte tem o poder de direcionar os jovens para uma vida saudável e proveitosa. Por isso, quero incentivar todos os estudantes a participarem das aulas para tornarem a prática do esporte uma opção de vida”, disse.

A aluna da 1ª série do Ensino Médio, Beatriz Lacerda, enfatiza que a pratica sistematizada da natação na própria escola onde estuda é uma conquista. “Devemos aproveitar a infraestrutura que a nossa unidade de ensino oferece. Ter esta oportunidade é motivo de orgulho”, comemorou a estudante.

Ministradas por professores da Sesport, as nove turmas que abrem o curso de natação no Colégio Estadual iniciam as aulas já nesta quarta-feira (13), às 14 horas. Às segundas, quartas e sextas-feiras serão três turmas pela manhã e três à tarde. Já nas terças e quintas-feiras, os alunos formarão três turmas à tarde. Cada turma contará com 15 alunos.

As primeiras turmas foram formadas por meio de uma seletiva realizada na última semana. Como a profundidade da piscina não permite que os alunos fiquem de pé, foi necessário fazer um nivelamento e, por enquanto, não serão ministradas aulas de iniciação.

Mas, os demais estudantes que tiverem interesse em participar das aulas ainda podem fazer suas inscrições. Basta procurar os professores nos horários das aulas e pedir informações sobre quais turmas ainda oferecem vagas. Havendo grande procura, o número de vagas poderá ser aumentado, contemplando, assim, todos os interessados. As aulas são somente para alunos do Colégio Estadual.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
Tels: 27 3314-3526 / 9901-9914
E-mail: assessoria.sesport@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz / Daniele Bolonha / Célia Pinheiro / Kárita Iana / Geiza Ardiçon
Tels: 3137-3656 / 9985-7783 / 9905-3637
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / cmpoliveira@sedu.es.gov.br / kisandrade@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
Texto: Geiza Ardiçon
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard