10/09/2011 11h56 - Atualizado em 05/05/2016 12h13

Alto Rio Novo recebe investimentos esportivos do Governo do Estado

A comunidade de Padre Pedro, em Alto Rio Novo, comemorou neste sábado (10) a inauguração da unidade do Campo Bom de Bola e testemunhou a assinatura do convênio que vai garantir a construção de alambrado e vestiários no campo da Vila Palmerindo. Em solenidade que contou com as presenças do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite e do prefeito municipal Edinho Benfica, os alto-rio-novenses viram e ouviram que o Governo do Estado ainda investirá e muito nas áreas de esportes, lazer e inclusão social.

O governador Renato Casagrande afirmou que as políticas públicas de incentivo ao esporte e ao lazer, passaram a ser uma das prioridades de seu governo. Ele disse ainda que os investimentos são fundamentais para a formação das crianças, jovens e adolescentes que, por meio das atividades esportivas, ajudam a combater a criminalidade e a redução da violência.

“Esporte e cultura são também instrumentos de inclusão social e de redução da criminalidade e, por isso, estamos determinados a levar estas ações a todos os municípios do Espírito Santo. Estamos inaugurando mais um Campo Bom de Bola, mas ainda temos muito para fazer. São 80 novos campos que vão nos auxiliar nesse desafio. Para que os nossos jovens estejam em comunhão em um ambiente sadio, em um grande programa de infraestrutura para a área de esportes”, disse o governador.

Renato Casagrande também reafirmou o objetivo do programa Esporte Pela Paz, que integra as ações do Estado Presente, como um forte aliado para a redução dos índices de violência nas regiões mais vulneráveis do Estado. “Já começamos as atividades do Esporte Pela Paz, que terá 60 núcleos espalhados em áreas de risco e vulnerabilidade em todo o Espírito Santo. Vamos equipar, dar mão de obra para ampliar o acesso ao esporte, para todas as idades”, concluiu.

O secretário de Estado de Esporte s e Lazer Vandinho Leite destacou a importância do Campo Bom de Bola, mas enfatizou o significado dos investimentos do Governo do Estado para os moradores da comunidade Padre Pedro.

“Esses investimentos são fundamentais para essa comunidade que necessita e muito das ações do Governo do Estado. É uma comunidade que, por meio desse novo equipamento esportivo vai poder oferecer para os seus moradores oportunidades de praticar atividades físicas, afastar suas crianças e adolescentes do ócio e da possibilidade de envolvimento com as drogas e com a criminalidade”, destacou o secretário, que fez a mesma observação para os investimentos que serão realizados em Vila Palmerindo.

“Em Vila Palmerindo não vamos apenas construir alambrado e vestiários. Vamos resgatar a autoestima dos moradores. Vamos oferecer oportunidades para que eles também possam desenvolver atividades físicas”, concluiu.

Campo Bom de Bola

Para facilitar o processo de construção de campos de futebol soçaite, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) organizou e distribuiu para as prefeituras uma cartilha, com todas as orientações técnicas, necessárias para formalizar convênios com este objetivo.

A publicação pontua cada passo a ser dado pelos municípios, a fim de garantir a construção dos campos, como: o plano de trabalho, a planilha orçamentária, o cronograma físico financeiro, a planta baixa e o memorial descritivo e de cálculo.

Já foram inauguradas as unidades dos municípios de Iconha, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Atílio Vivácqua, Santa Teresa, Vargem Alta, Ibatiba, Montanha, São Mateus, Ponto Belo, Sooretama, Águia Branca, Laranja da Terra, Vila Pavão, Guaçuí, São José do Calçado, Vila Velha, Ibitirama, Itaguaçu, Governador Lindenberg, Mucurici, São Gabriel da Palha, Pinheiros, Jaguaré, Divino São Lourenço, Venda Nova do Imigrante, Colatina e Alto Rio Novo.

Vila Palmerindo

A comunidade receberá investimentos que vão melhorar o campo de futebol. O convênio, assinado neste sábado (10), vai permitir a construção de alambrado e vestiários, que não existem no equipamento esportivo.

O convênio entre o Governo do Estado, por meio da Sesport e a Prefeitura Municipal vai garantir o repasse de R$ 275.689,43.

Assessoria do Governo do Estado
Rodolfo Hackbart