06/08/2009 15h12 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Abertura dos Jogos Estaduais dos Idosos movimenta a terceira idade capixaba

As competições dos Jogos Estaduais dos Idosos (Jeis) já começaram. Até alguns campeões já foram conhecidos, mas faltava um evento especial para os 250 atletas do Estado se confraternizaram. Esta festa ocorreu, na manhã desta quinta-feira (06), no ginásio do Centro Universitário de Vila Velha (UVV). Na ocasião, também foi celebrado um termo de convênio entre os organizadores do evento, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), e a reitoria da UVV. As atividades prosseguem até esta sexta-feira (07).

Seguindo o protocolo tradicional dos eventos esportivos, os Jeis começaram com a composição da mesa de autoridades, desfile das delegações, entoação dos hinos Nacional e do Espírito Santo, juramento do atleta e acendimento da pira olímpica. “Parece até que estamos nas Olimpíadas”, brinca Maria Madalena Ribeiro de Oliveira, escolhida para ler o juramento dos atletas.

“É a primeira vez que o Espírito Santo realiza esses jogos e já tivemos 250 inscritos. Certamente nos próximos anos esse número aumentará. Até porque a população de terceira idade precisa, quer e pode dar o exemplo na prática esportiva. Esporte é para todos e em todas as idades. E daqui sairão os representantes do Espírito Santo na competição nacional, o que tem motivado bastante os participantes”, destaca Luciano Rezende, secretário de Estado de Esportes e Lazer.

José Leal de Oliveira, de 81 anos, foi escolhido para acender a pira olímpica. “Foi uma emoção muito grande. É mais uma história para contar. Mas minha preocupação mesmo é com o jogo de buraco, pois não sei quem serão meus concorrentes. Mas eu me garanto, afinal, já jogo isso há um tempinho”, comentou.

Convênio Sesport – UVV

Durante a abertura do evento foi assinado um convênio entre o curso de Educação Física da UVV e a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer do para realização de estágio curricular ou supervisionado e extracurricular dos estudantes da UVV na rede pública de ensino. Além disso, está previsto no convênio o desenvolvimento e a implantação de projetos pedagógicos, de pesquisas, de capacitação e profissionalização, de extensão, graduação e pós-graduação nas diversas áreas da educação física, do desporto e do lazer.

Assinamos um convênio hoje com a UVV que permitirá que todos os alunos de Educação Física atuem na Sesport. Isso qualifica os alunos e acrescenta o nosso corpo técnico na Secretaria. Como primeiro produto dessa parceria, faremos uma audiência com os alunos para que eles participem da elaboração do texto da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte”, afirma, Luciano Rezende

Segundo o pró-reitor Administrativo da UVV, Edson Imaginário, a ideia do convênio é facilitar e ampliar as possibilidades para a prática dos alunos do curso de Educação Física. “Com esse convênio firmado, nossos alunos poderão atuar juntamente com a Sesport nos eventos e ações com a sociedade. Com isso, eles ganharão em experiência e a Sesport, mais um parceiro”, descreve.

O coordenador do curso de Educação Física, Marcello Nunes, ressalta que, além da prática, os alunos poderão colaborar no desenvolvimento de políticas públicas e aprender sobre esse processo que irá influenciar diretamente a vida profissional de cada um deles, após a formatura.

A assinatura do Termo foi comemorada pelos alunos da faculdade. Janaina Nascimento, aluna do curso de Educação Física da UVV, ficou encantada com a ternura dos idosos. “Foi a minha primeira experiência com idosos. Até o bom dia deles é diferente. São muito amorosos. Para mim, poder participar destes Jogos tem sido muito instrutivo. Até porque somos supervisionados de perto pelos nossos professores, o que nos dá segurança para colocar em prática o que aprendemos no curso”, explica a aluna de 22 anos.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914