31/05/2019 16h56 - Atualizado em 31/05/2019 17h51

Velocista capixaba campeão mundial foi revelado nos Jogos Escolares do Espírito Santo

O campeão mundial de atletismo, Paulo André Camilo, é mais um atleta formado durante os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) que chega ao reconhecimento, mantendo a tradição formadora da competição, que também fomenta a prática do esporte escolar com fins educativos.

Paulo André, que venceu a prova do revezamento 4x100 metros livres no início de maio, no Japão, revelou que deu seus primeiros passos no esporte dentro do JEES.

“Eu participei dos Jogos Escolares, entre 2013 e 2015, e foi a competição que me motivou a querer mais. Depois de disputar meu primeiro ano, eu saí de lá encantado, apaixonado. Voltei para casa querendo mais, treinei e participei de novo no ano seguinte. Os Jogos Escolares foram, sem dúvida, a chave para que eu buscasse motivação, foi ele que me impulsionou a ser atleta e estar onde estou hoje” disse Paulo André.

Após a conquista histórica, o capixaba voltou para Vitória para continuar seus treinos e teve a oportunidade de receber os cumprimentos do governador do Estado, Renato Casagrande, e do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, em um encontro realizado na última quarta-feira (29), no Palácio Anchieta. Na ocasião, Casagrande destacou a importância dos projetos de incentivo ao esporte no Estado para o desenvolvimento dos atletas.

“Gostaria de agradecer a vocês por estarem projetando nosso Estado. Em nosso mandato passado deixamos uma política de esporte bem montada. O próprio Paulo André começou no ‘Campeões do Futuro’. Entendemos o que passa o país nos últimos anos, mas não precisavam ter acabado com a política do esporte como acabou. Nós vamos, de acordo com a nossa possibilidade, resgatando nossos projetos”, disse o governador no encontro, que contou também com a participação de demais atletas.

O inicio

Morador de Vila Velha, Paulo André começou no esporte jogando futebol, mas chamou atenção pela sua velocidade em campo. Quem percebeu foi o pai, Carlos Camilo, que chegou a ser convocado para as Olimpíadas de 1984. Com 15 anos, Paulo André participou de sua primeira competição e logo se destacou no Estado.

“Eu jogava bola, como todo garoto, foi quando meu pai me chamou para brincar em uma competição. Como minha característica sempre foi velocidade, aceitei. Lembro perfeitamente, minha primeira competição foi na Vila Olímpica, em Vila Velha, e eu ganhei da galera que já treinava há muito tempo. Logo depois, eu já tomei gosto pela coisa e tudo foi acontecendo muito rápido”, contou o campeão.

Japão

A conquista do ouro no Campeonato Mundial de revezamentos aconteceu no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Com um tempo de 38s05, Rodrigo Nascimento, Derick Silva, Jorge Vides e Paulo André, deixaram os americanos e britânicos para trás. Com a vitória, os atletas fizeram história, garantindo, pela primeira vez, o lugar mais alto do pódio para o Brasil em uma competição tão relevante.

Paulo André foi o responsável por fechar o revezamento e terminou a prova apenas dois milésimos a frente do time americano.

“Foi muito importante para nós essa medalha. Uma experiência, sem dúvidas, incrível e diferente. Para mim foi algo surreal, logo no meu primeiro mundial, estrear com o título. Agora é trabalhar bastante para continuar trazendo a medalha para casa e conseguir correr abaixo da marca de 37s90, o atual recorde sul-americano”, revelou.

A marca de 38s05 entrou para história como o terceiro melhor tempo de equipes brasileiras em campeonatos, atrás apenas da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000 e a quarta posição no Mundial de 2007.

Próximas competições

Após garantir a medalha no Japão, o velocista agora se prepara para os Jogos Pan-Americanos, em Lima, no Peru; e para o Mundial de Doha, no Catar. Além destes torneios, o atleta ainda tem treinado para correr abaixo dos 10 segundos e se classificar para as Olímpiadas de Tóquio, em 2020.

 

Texto: Maeli Radis

Informação à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesport

Denys Lobo

(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645

Rodolfo Mageste

(27) 3636-7027 / (27) 99309-9053

assessoria@sesport.es.gov.br

Facebook: Sesport-ES

Instagram: @sesportesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard