07/10/2020 21h43

Último webinário “Retomada das Políticas Públicas de Esporte e Lazer” é adiado para o próximo dia 14

O último webinário de “Retomada das Políticas Públicas de Esporte e Lazer”, com o tema “Esporte e Lazer – da Iniciação à Seleção”, que aconteceria nesta quinta-feira (08), foi adiado para a próxima quarta-feira (14), às 14h30.

A palestra virtual, promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), contará com a participação da secretária Nacional de Esportes, Educação, Lazer e Inclusão, do Ministério da Cidadania, Fabíola Molina; da senadora da República e ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei, Leila Barros; e também da ex-atleta de vôlei Arlene Xavier.

Para todos que desejarem acompanhar a última conversa, a palestra será transmitida ao vivo pelo canal da Sesport no Youtube, o “Sesport ES”. Também é possível assistir a todos os webinários já transmitidos clicando aqui.

Até o momento, a série de debates apresentou seis palestras que tiveram como objetivos preparar, capacitar e direcionar os atletas e profissionais que lidam diretamente com esporte para o retorno à prática esportiva de forma segura e eficaz.

Webinário

O webinário semanal “Retomada das Políticas Públicas de Esporte e Lazer” teve início no dia 3 de setembro deste ano, com a palestra “Políticas públicas para o esporte pós-pandemia”, conduzida pelo mestre em Educação Física, da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), João Carlos Bouzas Marins.

Já na segunda palestra, o diretor da Cia de Tecnologia da Informação (Dataci), Élcio Paes Neto, falou sobre “Ações Tecnológicas”. Ele pontuou sobre o avanço rápido da tecnologia e a utilização das redes sociais para a prática de exercícios físicos, além de relatar sua experiência profissional na área.

Na terceira semana, a arquiteta e urbanista Juçara Peixoto, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), abordou sobre a evolução sofrida pela arquitetura e trouxe pontos relacionados à “A contribuição da Arquitetura na prática de esportes, qualidade de vida e lazer coletivo”.

Dando continuidade ao webinário, a Sesport convidou o médico Daniel Junge, mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, pela Fundação Oswaldo Cruz, e o fisioterapeuta Victor Gaspar Dutra, para transmitirem um pouco do conhecimento sobre “Saúde”.

Na última quinta-feira (1°), o debate foi conduzido pela mestre em Saúde, Educação e Meio Ambiente, Cintia Schiavini; pelo servidor público e professor de rugby e basquete em cadeira de rodas, Martoni Sampaio; e o professor de zumba Ricardo Carvalho. Cada um detalhou um pouco de sua experiência, com foco no tema “Percepção da Qualidade de Vida em Praticantes de Atividade Física com Deficiência”.

Palestrantes

Fabíola Molina: atual secretária Nacional de Esportes, Educação, Lazer e Inclusão, do Ministério da Cidadania. A nadadora participou de três Olimpíadas: Sidney, na Austrália (2000); Pequim, na China (2008); e Londres (2012), no Reino Unido, além de conquistar seis medalhas em Jogos Pan-Americanos e 14 medalhas em mundiais de natação.

Leila Barros: Como atleta de vôlei, atuou pela Seleção Brasileira entre os anos 1990 e 2000, conquistando duas medalhas de bronze, nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e, em Sidney, no ano de 2000. Assumiu a Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal, em 2015, permanecendo lá até 2018, ano em que foi eleita ao Senado, sendo a primeira mulher eleita para o cargo pelo Distrito Federal.

Arlene Xavier: Ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, foi vice-campeã da Copa do Mundo, no Japão, em 2003, e eleita a melhor líbero da competição. Em 2004, conquistou o 4º lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas. Em 2006, foi campeã da Copa Pan-Americana, em Porto Rico, ano em que também conquistou o bicampeonato Grand Prix (2004 e 2006), todas as conquistas vestindo a camisa da Seleção.

Informação à imprensa
Denys Lobo / Rodolfo Mageste