02/10/2020 10h46

Sesport recebe mestre em Saúde e Educação e Meio Ambiente para falar sobre “Percepção da Qualidade de Vida em Praticantes de Atividade Física com Deficiência”

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) recebeu, nesta quinta-feira (1º), três palestrantes no penúltimo webinário sobre “Retomada das Políticas Públicas de Esporte e Lazer”. A mestre em Saúde, Educação e Meio Ambiente, Cintia Schiavini; o professor de rugby e basquete, Martoni Sampaio; e o professor de zumba, Ricardo Carvalho, conduziram o debate, que abordou o tema “Percepção da Qualidade de Vida em Praticantes de Atividade Física com Deficiência”.

O objetivo da palestra foi habilitar e instruir os atletas e demais profissionais esportivos para um retorno saudável à prática de esportes pós-pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Até momento já foram realizados cinco debates. Todos aqueles que desejarem assistir a qualquer uma das apresentações anteriores pode acessar os vídeos, por meio do canal da Sepsort no Youtube, o “Sesport ES”.

Cíntia Schiavini, iniciou o debate abordando a importância de levantar uma conversa sobre inclusão. Ela disse que é necessário entender o público de pessoas com deficiência, pois o cuidado maior deve ser voltado para o que elas podem ofertar, por meio do esporte e o que os profissionais esportivos podem oferecer.

Com base na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (n° 13.146/2015), atualizado em janeiro de 2019, Cintia Schiavini pontuou a relevância de se trabalhar tendo o conhecimento dos direitos que esse estatuto garante.

“Todos profissionais de educação física devem ter esse estatuto em mãos, pois temos que ter ciência do que ele nos dá como prerrogativa de trabalho. Quando entendemos o que o estatuto dá de direito a essa pessoa fica mais fácil para compreender que esse indivíduo com deficiência tem que estar inserido na prática da atividade física”, declarou.

Cintia Schiavini comentou também que a deficiência não se resume apenas em estrutura e função do corpo, mas que existem três modelos da pessoa com deficiência: o modelo médico, que é o que define clinicamente a debilidade; o social, que abrange a forma como ele se vê e como é visto pela sociedade e o biopsicossocial, que compreende que a deficiência é apenas uma parte desse indivíduo.

“Quando eu trabalho com esse indivíduo, preciso entender o que é equidade, pois a igualdade é garantida por lei. Equidade depende de nós, pois pede que tenhamos uma compreensão para que a pessoa com deficiência realize atividade física, o mais próximo do normal, de forma segura e eficaz”, explicou Cintia Schiavini.

Práticas

Servidor da Sesport e professor de rugby e basquete em cadeiras de rodas, Martoni Sampaio afirmou que o trabalho esportivo com o paratleta de alto rendimento não pode ser realizado por apenas um profissional. Além do apoio físico, é necessário o atendimento psicológico, da fisioterapia e também da nutrição. Ele comentou sobre o planejamento e realização de atividades no retorno à prática de atividades físicas.

“Além de ouvir os profissionais do seguimento de pessoas com deficiência precisamos, principalmente, ouvi-los. Não podemos criar, nem elaborar nada sem ouvir a própria pessoa com deficiência, isso é um pressuposto básico de inclusão”, ressaltou.

Já o pós-graduado em fisiologia do exercício avançada e professor de zumba, Ricardo Carvalho revelou que o afeto pelo trabalho com a zumba foi proporcionado por ser uma modalidade que atende todo o público. Ele disse que, como profissional de educação física, trabalhar com todo o tipo de pessoas é o que lhe garante uma contribuição total por parte dos atletas.

“Minha obrigação como profissional é levar o melhor produto, da melhor maneira para a pessoa que vai receber, independente da condição física ou mental que ela tenha. Existem peculiaridades em cada indivíduo e, se nos esforçarmos, conseguiremos nos adaptar aquela necessidade que cada um tem enquanto cliente”, afirmou Carvalho.

Palestra final

Na próxima quinta-feira (08), será transmitida o último webinário, que irá trazer o tema “Esporte e Lazer – da Iniciação à Seleção”.

Para tratar deste assunto, a Sesport recebe como convidadas a senadora da República e ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei, Leila Barros; a também ex-atleta de vôlei Arlene Xavier; e a secretária Nacional de Esportes, Educação, Lazer e Inclusão, do Ministério da Cidadania, Fabíola Molina.

A conversa pode ser acompanhada ao vivo de forma gratuita, pelo canal da Sesport no Youtube, a partir das 14h30.

Informação à imprensa

Denys Lobo / Rodolfo Mageste