18/09/2020 09h14 - Atualizado em 23/09/2020 09h25

Sesport recebe arquiteta e urbanista no terceiro webinário da série “Retomada das Políticas Públicas para o Esporte pós-pandemia”

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) realizou, nesta quinta-feira (17), o terceiro webinário sobre “Políticas Públicas para o Esporte pós-pandemia”. A palestra, baseada no tema “A contribuição da arquitetura na prática de esportes, qualidade de vida e lazer coletivo”, foi conduzida pela arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Juçara Peixoto.

O debate tem o objetivo de instruir e capacitar profissionais que contribuem com o esporte, de forma direta ou indireta, em ações no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Todos que desejarem acompanhar a palestra, o vídeo completo está disponível no canal do Youtube da Sesport, o Sesport Es.

Juçara Peixoto deu início a sua fala com uma comparação entre o cenário atual na saúde e doenças pandêmicas já enfrentadas pelo mundo no passado, como a Peste Negra e a Gripe Espanhola. Segundo ela, apesar do avanço constante da tecnologia, os impactos têm sido os mesmos das pandemias anteriores.

A palestrante aproveitou para pontuar ainda a evolução sofrida pela arquitetura residencial e pelo urbanismo na elaboração das cidades. Após usar o exemplo de cidades europeias, Juçara afirmou que os municípios mais novos no Estado tendem a ser mais ortogonais, melhores planejados, com ruas mais largas, o que aumenta a expectativa de vida. Ela comentou também sobre a necessidade de trabalhar em união para uma melhor qualidade de vida.

“A arquitetura preza pela qualidade de vida o tempo todo, tentamos mexer na vida das pessoas da melhor forma possível, hoje temos bastante ferramentas, tecnologia e conhecimento, então precisamos usar isso a nosso favor, ouvir uns aos outros e, com isso, suprir as expectativas para a volta do cotidiano considerado normal”, disse a arquiteta.

Juçara complementou o debate citando as dificuldades atuais em praticar modalidades esportivas coletivas, já que elas aumentam o risco de contaminação, principalmente por conta do compartilhamento de equipamentos. De acordo com ela, nenhum profissional conseguiu ainda elaborar algo seguro e eficaz para a segurança de todos.

“É difícil dizer o que a arquitetura pode auxiliar, ou o que é possível fazer para que a realização de esportes coletivos se encaixe no cenário atual, pois ainda estamos enfrentando a pandemia. Apesar disso, a tecnologia, que já tem permitido uma simulação de requalificação urbana, que pode ser usada para melhorar a prática de esportes”, concluiu ela.

Próximas palestras

O quarto webinário será realizado na próxima quinta-feira (24), com o tema “Saúde”. A conversa contará com as participações do médico Daniel Junge, Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, pela Fundação Oswaldo Cruz, e do fisioterapeuta Victor Gaspar Dutra.

Além da palestra da próxima semana, o webinário contará ainda com transmissões nas próximas duas quintas-feiras, sempre às 14h30. O último seminário da série está agendado para o dia 8 de outubro.

Informação à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 / (27) 3636-7027 / (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard