20/07/2021 09h20 - Atualizado em 23/07/2021 13h48

Sesport realiza reuniões on-line sobre Censo Esportivo do ES

Esta matéria foi atualizada às 13h45, do dia 23/07/21, alterando a data da reunião de terça para quarta-feira (28). O horário de 10 horas foi mantido!

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) vai realizar, na próxima segunda (26) e quarta-feira (28), duas reuniões on-line com os secretários e gestores de Esporte dos 78 municípios capixabas. O objetivo é capacitá-los para a construção de um censo esportivo no Estado, com o intuito de levantar dados e, posteriormente, auxiliar na estrutura da gestão e fomentar a área esportiva de cada cidade de maneira particular.

Os encontros virtuais serão feitos em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável por coletar dados similares em outros 13 estados brasileiros, como Paraná, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Na segunda-feira (26), a reunião começará às 14 horas e, na quarta-feira (28), às 10 horas, por meio de aplicativo de reuniões por videoconferência – os links para os encontros serão informados posteriormente.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, reforçou a importância do evento e da participação dos secretários municipais de Esporte. “A parceria firmada entre Sesport e IPIE é fundamental para coletar dados de cada uma das cidades capixabas e vai ser importante para observamos a realidade de cada um e vai facilitar no direcionamento das políticas públicas para cada município. Por isso, é de extrema importância a participação de todos os gestores nesses encontros, afinal eles serão os responsáveis por coletar esses dados em nível local”, contou Júnior Abreu.

Toda a capacitação, preenchimento do formulário e sistematização dos dados será tocada diretamente pelo IPIE, sob a coordenação do professor Dr. Fernando Mezzadri, coordenador-geral do Projeto Inteligência Esportiva.

“Essa parceira vai buscar informações sobre o desenvolvimento do esporte nos municípios e essas informações servirão para melhorar as políticas públicas sobre esporte, atendendo com maior eficiência e eficácia o desenvolvimento esportivo para a população”, detalhou o coordenador da pesquisa.

Parceria

A parceria entre Sesport e IPIE para a coleta desses dados foi assinada durante a última semana e tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento do esporte no país, fornecendo conhecimento para auxiliar na estrutura da gestão e das políticas do esporte no Brasil e fundamentado na produção científica, tecnológica e na inovação, através dos princípios da interdisciplinaridade, intersetorialidade no âmbito nacional e internacional.

Dentre outras ações, o IPIE desenvolveu um instrumento que visa levantar aspectos quantitativos e qualitativos do esporte promovido e desenvolvido pelas secretarias estaduais/municipais com o intuito de potencializar as ações dos diferentes entes federados, melhorar o nível de informação esportiva e possibilitar articulações futuras na área esportiva.

O instrumento do IPIE conta com questões cuja coleta ocorrerá através de fontes como IBGE, Ministério do Planejamento, Ministério da Fazenda, Secretaria Especial do Esporte, secretarias estaduais e municipais de esporte. O instrumento baseia-se em seis principais dimensões: (1) Dados da Entidade; (2) Governança; (3) Recursos Humanos; e (4) Política para o esporte; (5) Instalações; e (6) Cultura Esportiva.

Serviço – Reuniões on-line sobre Censo Esportivo do ES

Data: Segunda-feira, dia 26