12/05/2022 10h57 - Atualizado em 12/05/2022 10h58

Sesport realiza entrega de materiais esportivos do Campeões do Futuro no norte do Estado

Foto: Jordan Andrade/Sesport

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), realizou, nessaquarta-feira (11), mais três entregas de materiais esportivos do projeto Campeões de Futuro, todas no norte do Espírito Santo. Os municípios contemplados com equipamentos foram Conceição da Barra, Sooretama e Jaguaré.

Ao todo, nos três municípios, 17 kits esportivos foram entregues para modalidades, como futsal, futebol de campo, ginástica rítmica, natação, karatê, entre outros. Dentro desses materiais, estão bolas e cones para as atividades das modalidades coletivas; quimonos e aparadores, para as aulas de luta; além de pranchas, toucas e boias para as aulas de natação.

As solenidades contaram com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, e dos prefeitos municipais Walyson Vasconcelos, de Conceição da Barra; Alessandro Broedel, de Sooretama; Marcos Guerra, de Jaguaré, além dos secretários municipais de esporte, vereadores e outras autoridades locais.

O secretário Júnior Abreu ressaltou que a previsão é de que nos três municípios mais de três mil crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, sejam atendidos pelos projetos. “Esses kits, com materiais novos e de altíssima qualidade, vão ajudar muito os municípios a seguirem atendendo ainda mais jovens dentro do projeto. É fundamental que esse apoio do Governo do Estado seja mantido e se renove com frequência para que a gente mantenha essas crianças ocupadas com o esporte”, frisou.

Entregas

Em Conceição da Barra, a solenidade aconteceu na Escola João Bastos Vieira e contou com uma grande participação dos alunos atendidos pelo Campeões de Futuro. Além do evento, o secretário Júnior Abreu também aproveitou a visita ao município para visitar algumas instalações esportivas e realizar reunião sobre investimentos para a cidade.

O prefeito de Conceição da Barra, Walyson Vasconcelos, conhecido como Mateusinho Vasconcelos, agradeceu ao Governo do Estado pelas entregas dos itens para os sete núcleos que projeto está presente no município: beach soccer, basquete, futebol de campo, futsal, ginástica rítmica, judô e karatê.

“Agradecemos imensamente o apoio do Governo do Estado e da Sesport, por meio do secretário Júnior Abreu, por todo o apoio que vem dando para o nosso município, algo fundamental para que a gente retome as nossas atividades esportivas com as crianças e os adolescentes”, disse Vasconcelos.

Em Sooretama, o evento foi realizado na quadra poliesportiva Romarinho, onde foram entregues materiais para quatro modalidades: futebol de campo, futsal, ginástica rítmica e natação. O secretário municipal de Esportes, José Ferraz, reforçou que o material entregue vai ser o chamariz para a participação de novas crianças no projeto.

“A nossa ideia, desde o começo, é ampliar a quantidade de núcleos, tanto aqui na sede quanto no interior do município, no Juncado e no Chumbado. Então, esses materiais serão importantes para que a gente cumpra esse nosso objetivo”, salientou Ferraz.

Em Jaguaré, a entrega dos kits ocorreu na Praça Multiesportiva do município, inaugurado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em 2021. A cidade recebeu materiais para seis núcleos do Campeões de Futuro: futebol de campo, futsal, ginástica rítmica, karatê, natação e vôlei. “Vocês, crianças, são a razão de estarmos aqui. O esporte afasta nossos jovens dos riscos sociais”, enfatizou o prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra.

Campeões de Futuro

O Programa Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos, em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é dar oportunidade aos alunos para a prática esportiva, promovendo a cultura do esporte aliada à educação e, com isso, possibilitou o desenvolvimento integral, como a formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Os núcleos do Campeões de Futuro podem contar com até 100 alunos, nas modalidades individuais, ou, até 200 alunos, nas modalidades coletivas. No local, eles aprendem as mais diversas modalidades, como atletismo, badminton, basquete adaptado, basquete, beach handebol, bodyboard, boxe, capoeira, futebol 7, futebol de areia, futebol de campo, futsal, futevôlei, ginástica rítmica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxing, wrestling (luta olímpica), natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Informação à Imprensa:
Denys Lobo / Rodolfo Mageste