10/09/2020 18h31 - Atualizado em 10/09/2020 18h33

Sesport promove segundo webinário com o tema Ações Tecnológicas

Nesta quinta-feira (10), a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) realizou o segundo webinário com foco nas “Políticas Públicas para o Esporte Pós-Pandemia”. Com o tema “Ações tecnológicas”, o debate contou com as participações do diretor da Cia de Tecnologia da Informação (Dataci), Élcio Paes Neto; do servidor da Secretaria Municipal de Esportes e lazer de Cachoeiro de Itapemirim, Gustavo Gaspar; e do servidor da Sesport, Bruno Campos.

A conversa serviu para mostrar aos profissionais de educação física o avanço que a tecnologia teve durante o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Além disso, os palestrantes aproveitaram para exemplificar o apoio que a tecnologia proporcionou para que a população continuasse a praticar atividades físicas, que antes eram realizadas presencialmente. O vídeo completo da palestra está disponível no canal da Sesport no Youtube, o “Sesport ES”.

Élcio Paes Neto deu início a palestra pontuando os benefícios e os malefícios que o consumo avançado da tecnologia trouxe. Segundo Paes, a tecnologia antecipou, nesses seis meses de pandemia, o consumo de tecnologia que deveria ser alcançado em cinco anos, como sistemas de videoconferências, produtos para o home office e de segurança.

Já Gustavo Gaspar, formado em Educação física e pós-graduado em Educação Física Escolar, destacou a importância do debate promovido pela Sesport, aberto para todos. Ele descreveu a experiência que sua equipe teve durante a pandemia, realizando reuniões de pesquisas para entender a melhor forma de levar atividades físicas para o público em geral.

“Espero que a gente esteja cada dia mais antenado para o que a tecnologia pode trazer para nossa vida profissional, mas temos que lembrar que eu tenho que pesquisar, tenho que me capacitar, e, principalmente, saber diferenciar o que é bom e o que é prejudicial, pois a tecnologia tem muito isso”, afirmou Gaspar.

Atividades

Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Bruno Campos relatou a proposta inicial do projeto realizado durante a pandemia, que visava a auxiliar os servidores e suas famílias a manter o nível de prática de atividades físicas.

“Nós, como profissionais de educação física, já prevíamos que a pandemia teria um impacto muito grande nos níveis de atividade física do público em geral, bem como dos servidores. Então, pensamos em algo que seria produtivo e que qualquer pessoa que participasse, principalmente, profissionais de educação física pudessem reproduzir para outros”, disse Campos.

Próximas palestras

Na próxima quinta-feira (17) será realizado o terceiro webinário com o tema “A contribuição da arquitetura na prática de esportes, qualidade de vida e lazer coletivo”. A conversa será conduzida pela arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Juçara Peixoto, que atua na área de obras e projetos públicos desde 1995.

Além da palestra da próxima semana, o webinário ainda será realizado nas próximas três quintas-feiras, sempre às 14h30. O último seminário  da série está agendado para o dia 8 de outubro.

Informação à imprensa
Denys Lobo / Rodolfo Mageste