09/03/2020 12h02 - Atualizado em 09/03/2020 12h10

Sesport encerra prazo para municípios solicitarem sede dos Jogos Escolares

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) recebeu solicitações de 12 municípios para sediar a fase regional dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) de 2020. O prazo para inscrição se encerrou na última sexta-feira (06). Nos próximos dias, uma equipe técnica da Secretaria irá até os locais para analisar se eles atendem aos requisitos necessários para receber a competição.

Serão avaliadas, por exemplo, as condições e adequações das quadras, logística e outros requisitos do caderno de encargos. Até o final deste mês, a Sesport divulgará a lista das sedes escolhidas.

O torneio deste ano seguirá os padrões de 2019, com oito regionais, em que serão disputadas, nos naipes feminino e masculino, as quatro modalidades coletivas dos Jogos: basquete, futsal, handebol e vôlei, divididas nas categorias infantil e juvenil, para alunos entre 12 e 14 anos e 15 e 17 anos, respectivamente. O calendário já foi publicado e pode ser acessado aqui.

Os vencedores das regionais garantem vaga nas finais estaduais, que serão realizadas no Sesc de Guarapari. De lá, sairão os representantes capixabas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

O coordenador dos Jogos Escolares do Espirito Santo (JEES), Cássio Fassarella, comentou sobre os passos iniciais para a competição e sua expectativa para este ano.

“Vamos selecionar as cidades com capacidade técnica para realizar as fases regionais, essa é a primeira etapa da nossa competição. A expectativa para este ano, é levar a participação de mais municípios, superando o recorde dos 62 participantes de 2019. Agradecemos a todos os municípios que se inscreveram para sediar os Jogos. Certamente será uma grande festa, pois eles estarão recebendo em suas cidades o futuro do nosso esporte“, acrescentou Fassarella, agradecendo a todas as cidades que se prontificaram em sediar os jogos.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares acontecem anualmente e têm o objetivo de aumentar a participação dos jovens em eventos esportivos no meio escolar, incluindo escolas públicas e privadas em seus torneios. Possibilitando assim a identificação de talentos nas escolas, e como consequência contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante.

Informação à Imprensa:
Denys Lobo / Rodolfo Mageste