28/03/2024 14h34

Sesport divulga sedes da etapa regional dos Jogos Escolares do Espírito Santo

Domingos Martins, Ibatiba, Linhares, Mantenópolis, Montanha, Santa Teresa e Vitória (Sesport) serão sedes regionais para as disputas das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei da edição 2024 dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES).

A competição, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), terá início no dia 15 de abril e envolve estudantes das redes pública e privada de todo o Estado, divididos nas categorias infantil (de 12 a 14 anos) e juvenil (de 15 a 17 anos).

Em virtude das chuvas no sul do Estado, ainda falta a ser definida a sede da Região VI, que envolve os municípios de Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.

Por conta disso, o calendário publicado anteriormente no site da Sesport teve de ser alterado. Acesse aqui o calendário atualizado.

Como acontece todos os anos, os campeões regionais garantem vaga para as finais estaduais no Sesc de Guarapari. As disputas do infantil serão em julho, do dia 08 a 13, e as do juvenil acontecem em agosto, entre os dias 05 e 10.

Já as competições das modalidades individuais serão realizas em junho, em um total de 15 categorias: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez.

Etapas nacionais

Os campeões do Estado seguem para as etapas nacionais. Entre setembro e outubro, em Recife-PE, serão disputados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos de 12 a 14 anos (infantil). E em novembro, em João Pessoa-PB, acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com estudantes de 15 a 17 anos (juvenil).

Região VI

Por conta das fortes chuvas que afetaram o sul do Estado e seguindo o decreto n° 501-S de 23 de março de 2024, que reconhece situação de emergência em 13 municípios da região, e o decreto nº 510-S, de 25 de março de 2024, que suspende os prazos dos processos administrativos em curso nos órgãos da administração pública até o dia 01/04, as regionais que anteriormente seriam a II e III (com as datas entre abril e maio) foram alteradas para V e VI (ambas em junho).

Desta maneira, municípios atingidos de forma mais severa pelas enxurradas terão tempo hábil para participar da competição. E pela Região VI envolver a maioria das cidades em situação de emergência, sua sede só será definida posteriormente.

Confira as datas e as sedes de cada região:

Região I – Domingos Martins – 15 a 20/04

Região II – Mantenópolis – 22 a 27/04

Região III – Montanha – 06 a 11/05

Região IV – Santa Teresa – 13 a 18/05

Região V – Ibatiba – 03 a 08/06

Região VI – a definir – 10 a 15/06

Região VII – Vitória (Sesport) – 17 a 22/06

Região VIII – Linhares – 24 a 29/06

Mais informações

Em caso de dúvidas a respeito dos Jogos Escolares, entrem em contato com o coordenador-geral da competição, Cássio Fassarella: (27) 3636-7005/ e-mail jees@sesport.es.gov.br ou cassio.guedes@sesport.es.gov.br.

Ana Sá / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99865-0093 / (27) 99309-9053