24/09/2020 18h08

Sesport discute saúde, efeitos da pandemia e esporte durante webinário

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) realizou, nesta quinta-feira (24), o quarto webinário da série “Retomada das Políticas Públicas de Esporte e Lazer”. A conversa, conduzida pelo médico Daniel Junge, mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, e pelo fisioterapeuta Victor Gaspar Dutra, especializado em pneumofuncional, abordou o tema “Saúde”.

O webinário visa a habilitar e capacitar atletas e profissionais ligados ao esporte no retorno à prática esportiva pós-pandemia de forma segura e saudável. O vídeo com a palestra desta semana e as outras três anteriores estão disponíveis no canal da Sesport no Youtube, o “Sesport ES”.

Junge iniciou a fala caracterizando o ano de 2020 como atípico, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Ele exemplificou, com base na pandemia da Gripe Espanhola, que ocorreu entre 1918 e 1920, os estágios do enfrentamento a essa doença.

“Tivemos o que chamamos de primeira onda, que foi todo o processo que aconteceu até agora. No momento, estamos em um estado estável, mas ainda não zeramos esta fase. Com base na pandemia da Gripe Espanhola, que contou com três ondas, há possibilidade de termos um processo semelhante, porém mais dinâmico, com um intervalo menor, devido à tecnologia de locomoção e o aumento da população mundial”, comentou o infectologista.

Ao dar prosseguimento no debate, o médico afirmou também que a prática de atividade física regular acaba sendo um fator de proteção em relação à doença, evitando que os esportistas desenvolvam casos graves de Covid-19. Ao responder uma pergunta, Junge relatou a eficácia do uso da máscara, tanto nas atividades físicas quanto na rotina regular.

“Se a gente tivesse uma vacina hoje, dificilmente ela protegeria 99% da população sem nenhum efeito colateral, e o uso de máscara faz isso. Em relação à prática de esportes, usar a máscara é importante, mas ela perde sua função quando se tem umidade, então é preciso ficar atento. Já nas academias, provavelmente, o atleta deverá utilizar a máscara o tempo inteiro, para cumprir o protocolo estabelecido. Mas, saiba que não será tão eficaz, por isso é necessário sempre manter a distância, higienizar as mãos e os objetos que serão utilizados”, disse o médico Daniel Junge.

Fisioterapia

Já Victor Gaspar Dutra ressaltou a importância do trabalho de fisioterapia ser realizado por um profissional devidamente preparado, pois é parte fundamental na reabilitação física e encarregado de auxiliar na readaptação das pessoas ao cotidiano. Ele destacou a importância de se exercitar e declarou que o trabalho de fisioterapia inicia ainda dentro do âmbito hospitalar.

“Atuamos muito com a população idosa. Por isso, destacamos que é muito importante não só os jovens praticarem exercícios, mas também os mais velhos. Após os 30 ou 40 anos começamos perder massa muscular, força e só notamos quando alcançamos os 60 ou 70 anos”, pontuou Dutra.

O fisioterapeuta detalhou a importância do trabalho de reabilitação e preparação física ser realizado sempre em conjunto. “É necessário que o fisioterapeuta faça uma boa avaliação, para saber onde deve chegar e qual resultado terá. Vale lembra que esse profissional não tem autonomia para medicar ninguém, por isso, o trabalho deve ser realizado por uma equipe multifuncional, com médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, além de incluir, em alguns casos, outros profissionais como fonoaudiólogo e dentista”, explicou.

Próximas palestras

Na próxima quinta-feira (1°), a Sesport vai realizar o quinto webinário com o tema “Percepção da Qualidade de Vida em Praticantes de Atividade Física com Deficiência”. A palestra será conduzida por Cintia Schiavini, pós-graduada em treino esportivo, pela Escola da Rússia.

No dia 8 de outubro, última semana do webinário, a Secretaria recebe três palestrantes para debater sobre o assunto “Esporte e Lazer – da Iniciação à Seleção”. A senadora e ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei, Leila Barros; a também ex-atleta de vôlei, Arlene Xavier; e a secretária Nacional de Esportes, Educação, Lazer e Inclusão, do Ministério da Cidadania, Fabíola Molina.

As duas palestras serão transmitidas de forma gratuita, pelo canal da Sesport no Youtube, a partir das 14h30.

Informação à imprensa
Denys Lobo / Rodolfo Mageste