21/12/2018 14h21 - Atualizado em 21/12/2018 14h27

Sesport anuncia os dez primeiros imortais da Calçada e Galeria da Fama

Foto: Pedro Dutra/Secom ES

Foram divulgados os dez primeiros imortais da Calçada e Galeria da Fama do Esporte do Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira (21). O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Marcelo Coelho, em uma solenidade no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira, sede da Sesport. O evento contou com as presenças de atletas, familiares dos homenageados, dirigentes esportivos, treinadores, autoridades políticas, dentre outras personalidades ligadas ao esporte capixaba.

Destinada a render homenagens aos atletas e paratletas, aos técnicos, profissionais que atuam diretamente com o desporto, inclusive os profissionais de imprensa, em atividade ou que já encerraram a carreira, a iniciativa é reconhecer feitos que elevaram o nome do Espírito Santo no Brasil e no mundo.

De acordo com a Lei estadual 10.671, de 08/06/2017, no primeiro ano são anunciados dez nomes. E o anúncio foi realizado exatamente no Dia Nacional do Atleta, dia 21 de dezembro.

Os dez primeiros selecionados foram Geovani Silva, Venicius Ribeiro (Buru), Fábio Luiz Magalhães, Neymara Carvalho, Tayanne Mantovanelli, Frank Brown, Daniel Mendes, Juliétty Tesch, Alison Cerutti e Nilo Etienne Duarte. Os currículos estão no final da matéria.

Para o secretário Marcelo Coelho a inciativa é um reconhecimento do Governo do Estado aos feitos que valorizaram o Estado e o povo capixaba, no País e fora dele.

“É uma honra anunciar esses nomes. São referências agora e se tornarão, agora imortalizados, para crianças e jovens que estão sendo atendidos por nossos programas sociais. Exemplos de esportistas, de conduta e que foram os melhores em suas modalidades. Nenhuma indicação política, todos tiveram seus méritos avaliados criteriosamente por uma comissão”, lembrou o secretário.

Emocionado, o ex-atleta, mentor do projeto e integrante da comissão avaliadora, Adalberto Lopes descreveu a sensação de ver a ideia ganhando forma e sendo colocada em prática.

“É um momento histórico. Precisamos de bairrismo, que nossos atletas sejam reconhecidos nas ruas, nas redações de imprensa, em estruturas de governo. É a minha contribuição para valorizarmos o que é nosso. Referências como Geovani Silva, Neymara Carvalho, Fábio Luiz e cada um dos que foram agraciados. A isenção da escolha, o compromisso da comissão e do deputado Nunes, me deixam neste momento emocionado”, ressaltou o capitão, como é conhecido.

Quem também precisou interromper o discurso por conta da emoção foi o piloto de voo livre Frank Brow. Onze vezes campeão brasileiro, vice-campeão mundial e recordista de voo à distância, um dos símbolos do esporte capixaba não se conteve.

“Muito emocionado com esse reconhecimento. Meu filho e os filhos dele poderão ver minha história imortalizada aqui, dentro deste complexo do esporte do Espírito Santo. O Governo do Estado e a Sesport estão me proporcionando um momento único. Valeu a pena cada segundo representando o Estado em competições aqui, no Brasil e lá fora”, discursou.

A Calçada

Será criada no entorno do Ginásio Poliesportivo Paulo Valiate Pimenta. Ela contará com um quadrado de 40x40, com uma estrela que terá o nome e a modalidade de cada atleta homenageado. As peças já estão em confecção e serão aplicadas no espaço nos próximos dias.

No dia 19 de fevereiro do ano que vem, Dia do Desportista, será inaugurada, como estabelece a Lei estadual 10.671, de 08/06/2017, a Calçada da Fama.

O projeto estabelece ainda uma galeria com pertences usados por cada imortal durante sua carreira. O local para abrigar os itens ainda está sendo analisado pela Sesport.

Os selecionados

Geovani Silva – Futebol
Currículo: Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Seul (1988), Campeão da Copa do Mundo Sub-20 (1983);

Venicius Ribeiro (Buru) – Futebol de areia
Currículo: Melhor jogador do mundo em 2007 e cinco vezes campeão da Copa do Mundo (200, 2004, 2006, 2007 e 2009)

Fábio Luiz Magalhães – Vôlei de Praia
Currículo: Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), campeão mundial em 2005

Neymara Carvalho – Bodyboarding
Currículo: Pentacampeã mundial de bodyboarding (2003, 2004, 2007, 2008 e 2009)

Tayanne Mantovanelli – Ginástica Rítmica
Currículo: Três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio (2007), medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003).

Frank Brown – Voo Livre
Currículo: Doze vezes campeão brasileiro e quatro vezes recordista mundial de voo à distância  (2007,2012² e 2015)

Daniel Mendes – Paratletismo
Currículo: Medalha de ouro no revezamento 4x100 rasos nos Jogos Paralímpicos do Rio (2016), prata nos 200m rasos nos Jogos Paralímpicos de Londres (2012), bronze nos 200m rasos nos Jogos Paralímpicos do Rio (2016)

Juliétty Tesch – Vela
Currículo: Hexacampeã Brasileira de vela, classe Laser. Árbitra da final olímpica nos Jogos Olímpicos do Rio (2016).

Alison Cerutti – Vôlei de Praia
Currículo: Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio (2016), quatro vezes eleito Rei da Praia.

Nilo Etienne Duarte – in memorian
Currículo: Trouxe o futsal para o ES em 1984 e foi maior incentivador da modalidade no Estado.

*Algumas das conquistas dos homenageados. 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Rodolfo Mageste
Tels.: (27) 3636-7027 / (27) 99309-9053
Júnior Costa
Tels.: (27) 3636-7027 / (27) 99233-6337
E-mail: assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial
Site: www.sesport.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard