19/12/2018 09h27

Sesport amplia programa Campeões de Futuro em áreas do Ocupação Social e beneficia mais de mil crianças e jovens na Serra

Futsal, futebol de campo, futebol soçaite, futebol de areia, jiu-jitsu, judô e caratê. Essas serão as modalidades esportivas ofertadas gratuitamente para 1.400 crianças e jovens de sete bairros da Serra. Esse é o resultado da entrega que o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em parceria com a Prefeitura, promoveu na tarde desta terça-feira (18). A solenidade foi realizada no Parque da Cidade, importante cartão postal, cultural e esportivo do município serrano.

Os bairros atendidos serão Planalto Serrano, Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Laranjeiras, Novo Horizonte, Central Carapina e Jardim Carapina. Todos fazem parte do programa Ocupação Social, que oferece inclusão social, esporte, educação, qualificação profissional e cultura.

Ao todo, 26 bairros serão contemplados com materiais esportivos e equipamentos de primeira linha, com selo de garantia de Federações e Confederações esportivas. Entre eles estão: bolas, redes, cronômetros, bombas, tatames e quimonos.

Mais de R$ 1 milhão foram aplicados na compra de material e vestuário específico para prática esportiva. O subsecretário de Estado de Esportes e Lazer, Fábio Luiz Magalhães, medalhista olímpico em Pequim, efetuou a entrega dos materiais.

“Apostando no esporte e em cada modalidade esportiva atendendo o perfil de cada bairro, a vocação esportiva de cada localidade, esperamos mudar a vida dessas crianças e jovens. Sou um medalhista olímpico, mas poucos sabem que minha trajetória começou em um projeto social. Nosso objetivo é formar grandes cidadãos, com oportunidades de fazer o bem. Mas por que não dar oportunidade para a formação de novos atletas? Cuidem do material que estão recebendo, sejam dedicados e respeitem seus professores. Trabalhem em equipe, pois são esses valores que queremos transmitir”, pontuou Fábio Luiz.

Um dos projetos contemplados é o do professor Jeremias de Oliveira, o DJ Jerê, de Feu Rosa. Ele trabalha com pouco mais de 100 crianças, na modalidade futebol, e saiu do evento esperançoso de que vai poder atender com mais qualidade os seus alunos.

“Estamos muito orgulhosos por termos sido contemplados com o Campeões de Futuro. Nosso bairro é vulnerável e precisa ser atendido, ter as crianças assistidas para que o crime não adote. Cultura, educação e esporte são as ferramentas primordiais para dar oportunidades”, comentou o Jerê.

Campeões de Futuro
O Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos, em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é fazer com que os alunos alinhem a prática esportiva à educação, tornando possível a criação de um colchão social para afastá-los do risco social e do envolvimento com a criminalidade, consumo de drogas e álcool ou prostituição infantil.

O Campeões de Futuro não visa formar talentos esportivos de alto rendimento para o futuro, mas é inegável que, em alguns núcleos do Estado eles apareçam e se destaquem em competições estudantis, intermunicipais ou em festivais esportivos do projeto.

O trabalho desenvolvido em parceria com as prefeituras oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto o município oferece o espaço e o profissional (formado em Educação Física), a Sesport oferece material, estagiário e qualificação profissional, para que as pessoas envolvidas no projeto tenham conhecimento específico da importância do trabalho e saibam executá-lo.

Ocupação Social
O Ocupação Social é uma política prioritária do Governo do Estado do Espírito Santo, que articula com a sociedade, o setor privado e os poderes públicos uma série de atividades elaboradas especialmente para o público jovem, morador de áreas de alta vulnerabilidade social, com baixa renda e marcadas por uma espiral de violência urbana.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), o programa tem como principal objetivo a promoção de uma rede de oportunidades de educação, de empreendedorismo, esportes e de renda para jovens com maior exposição à violência. Não é um programa de segurança, mas de oportunidades, por meio de ações que garantam a promoção e a defesa de direitos humanos.

Até 2015, 40% das vítimas de homicídios no Espírito Santo eram jovens com idade entre 15 e 24 anos, com esse percentual passando de 50% nos bairros mais atingidos historicamente com a violência. Esses dados levam em consideração o número total de homicídios registrados no Estado, em um período histórico de cinco anos, e ajudaram na definição dos 26 bairros incluídos no Ocupação Social, por concentrarem alta vulnerabilidade social.

Informações à imprensa:

Rodolfo Mageste