16/01/2023 10h45 - Atualizado em 16/01/2023 11h49

Sesport abre prazo de inscrição para municípios que desejam sediar os Jogos Escolares

Foto: Jordan Andrade

Os municípios que desejam sediar uma etapa regional das modalidades coletivas dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) 2023 já podem realizar o pedido para a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). A solicitação deve ser enviada pela prefeitura para o e-mail jees@sesport.es.gov.br até o dia 28 de fevereiro.

Após esse prazo, uma equipe da Sesport irá aos municípios candidatos para vistoriar os equipamentos esportivos disponíveis para as disputas, que serão em quatro modalidades: basquete, futsal, handebol e vôlei.

A fórmula da competição seguirá sendo a mesma de 2022, com oito regionais previstas para acontecer entre maio e junho. No ano passado, foram escolhidos como sedes os municípios de Alegre, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Domingos Martins, Linhares, Santa Teresa, São Mateus e Vila Velha.

Principal competição escolar do Estado, os JEES devem reunir cerca de sete mil alunos durante todas as fases, incluindo as disputas das modalidades individuais, que acontecem posteriormente. Os vencedores de cada uma das etapas regionais dos esportes coletivos garantem vaga na fase Final Estadual, que, seguindo a tradição, será disputada no Sesc de Guarapari em duas semanas distintas, divididas entre infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos).

Na sequência, os campeões estaduais seguem para as fases nacionais. A juvenil, os Jogos da Juventude, acontecerá em setembro, em Ribeirão Preto, São Paulo. Já na fase infantil, os Jogos Escolares Brasileiro ainda não têm local definido, mas deverá ser realizada em Aracaju, Sergipe, em novembro.

Informação à Imprensa:
Rodolfo Mageste