10/07/2020 08h09 - Atualizado em 10/07/2020 09h26

Saiba quem são os finalistas da segunda edição da Calçada da Fama

A votação que vai definir dois dos cinco homenageados na edição deste ano da Calçada da Fama, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), começou na última segunda-feira (06). Ao todo, 14 personalidades do esporte disputam os votos do público pela chance de eternizar seus nomes na história do Esporte capixaba.

Entre as personalidades, estão atletas, ex-atletas, paratletas e técnicos renomados que contribuíram para elevar o nome do Espírito Santo no cenário nacional e internacional.

Para votar cada pessoa deve acessar o site www.calcadadafama.es.gov.br e informar o número do CPF no campo indicado. A eleição estará disponível até o dia 06 de agosto, sendo permitido um voto por dia para cada CPF.

Para ajudar o público a escolher o seu candidato preferido, a Sesport detalha abaixo os títulos e demais conquistas de cada finalista. Acompanhe!

Finalistas da Calçada da Fama (em ordem alfabética):

Adalberto Rodrigues (tênis em cadeira de rodas): Campeão sul-americano e mundial, em 2006, Adalberto Rodrigues é um dos paratletas mais vencedores e de maior destaque no Estado. Campeão brasileiro em 2018, ele também foi responsável por organizar torneios de tênis em cadeira de rodas durante 16 anos no Espírito Santo.

Alexandra Nascimento (handebol): Eleita em 2012 como a melhor jogadora do mundo, Alexandra Nascimento foi campeã mundial de handebol em 2013. Além disso, conquistou quatro medalhas de ouros em Jogos Pan-Americanos (2003, 2007, 2011 e 2014).

Anderson Varejão (basquete): Campeão Pan-Americano em 2003, Varejão iniciou sua carreira atuando pelo Saldanha da Gama. Figura frequente na Seleção Brasileira, chegou a NBA, principal liga de basquete do mundo, da qual foi campeão em 2017 e vice-campeão em três oportunidades (2007, 2015 e 2016).

Bruno Xavier (futebol de areia): Eleito melhor jogador do mundo em 2013 e 2014; Bruno Xavier foi campeão da Copa do Mundo e bicampeão da Copa América de Beach Soccer com a Seleção Brasileira. Além dos títulos com a Seleção, coleciona quatro títulos mundiais por clubes.

Carlos Germano (futebol): Campeão da Copa América com a Seleção Brasileira, em 1997, e vice-campeão da Copa do Mundo da França, em 1998. O ex-goleiro conquistou seus principais títulos com a camisa do Vasco da Gama, sagrando-se campeão brasileiro e da Libertadores, em 1997 e 1998.

Esquiva Falcão (boxe): Lutador da categoria peso médio até 76 kg, Esquiva Falcão conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012, a primeira do Brasil na modalidade desde 1968. Outras conquistas relevantes nos ringues são a medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos, em 2010, e no Campeonato Mundial Amador, em 2011.

Fontana – in memoriam (futebol): José de Anchieta Fontana é, até hoje, o único capixaba a ganhar uma Copa do Mundo, em 1970, atuando ao lado de grandes nomes do futebol como Pelé, Tostão e Jairzinho. Bicampeão capixaba pelo Rio Branco, em 1959 e 1962, também conquistou títulos estaduais com a camisa do Vasco da Gama e do Cruzeiro.

Hélio Demoner (basquete): Um dos grandes nomes do basquete capixaba, Hélio Demoner é um dos principais incentivadores da modalidade no Espírito Santo. Tricampeão estadual de basquete, Demoner foi o criador dos Jogos Abertos Jerônimo Monteiro (Jajem), competição que revelou diversos talentos durante seus anos de disputa.

Maxwell (futebol): O capixaba Maxwell é um dos jogadores de futebol com mais títulos em todo mundo da bola, somando onze títulos nacionais por clubes como Ajax, Inter de Milão, Barcelona e PSG. O lateral-esquerdo, que defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, ainda ostenta um título da Liga dos Campeões.

Monika Queiroz (ginástica): Trabalhando com ginástica rítmica há 30 anos, Monika foi treinadora da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 2008 e 2016 e é considerada uma das principais técnicas em atividade no Brasil. Referência na modalidade, já trabalhou com diversos talentos do esporte, como Deborah Medrado, Thayanne Mantovanelli e Natalia Gaudio.

Natália Gaudio (ginástica): Homenageada no Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta de ginástica rítmica, na temporada 2018, Natalia tem no currículo conquistas importantes, como a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, em 2019. Hexacampeã brasileira e heptacampeã sul-americana, está entre os principais nomes da ginástica brasileira da atualidade.

Paulo André Camilo (atletismo): Campeão mundial e Pan-Americano no revezamento 4x100 livre, Paulo André Camilo é um dos principais nomes do atletismo mundial atualmente. Vice-campeão Pan-Americano na prova dos 100 metros rasos, está próximo de conseguir correr a prova em menos de 10 segundos, podendo se tornar o primeiro sul-americano a conseguir tal feito.

Pierre (futebol de areia): Um dos principais nomes do futebol de areia no Brasil, Pierre coleciona títulos na modalidade que ajudou a difundir ainda mais no Estado e no Brasil. Pentacampeão mundial e bicampeão brasileiro, o goleiro acumula outros diversos títulos pela Seleção Brasileira e por clubes que defendeu.

Richarlison (futebol): Um dos mais novos entre os finalistas, com 23 anos, Richarlison surgiu no Real Noroeste e, após passagens por América-MG e Fluminense, chegou a Europa, onde atua no futebol inglês. Campeão da Copa América, em 2019, é o capixaba de maior destaque na Premier League.

 

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesport

Denys Lobo / Rodolfo Mageste

(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 / (27) 3636-7027 / (27) 99309-9053

assessoria@sesport.es.gov.br

Facebook: Sesport-ES

Instagram: @sesportesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard