30/04/2024 17h25 - Atualizado em 02/05/2024 10h44

Primeira conferência do Plano Estadual do Esporte é realizada em Nova Venécia

Foto: Yuri Katriel/Sesport

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), realizou, na tarde desta terça-feira (30), em Nova Venécia, a primeira conferência regional para a elaboração do Plano Estadual do Esporte. O encontro envolveu os municípios das microrregiões 8 a 10 do Espírito Santo. No evento, também foram entregues uniformes do projeto Campeões de Futuro a 11 prefeituras.

A primeira conferência envolveu os municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Nova Venécia, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

A iniciativa tem como objetivo entender melhor como o Governo pode atuar no âmbito do esporte em cada parte do território capixaba, além de ouvir a comunidade sobre quais são as demandas e as potencialidades esportivas locais. A partir desse retorno da população, será criado o Plano Estadual do Esporte. O documento será utilizado na elaboração e planejamento das políticas públicas para o desporto capixaba dos próximos 10 anos.

“Este primeiro encontro foi um sucesso. Tivemos uma grande adesão por parte dos representantes dos municípios da região e também a oportunidade de ouvir muitas sugestões e entender melhor o que as cidades e a comunidade esportiva de cada lugar anseiam. O planejamento a longo prazo para o esporte é de suma importância para que possamos seguir implementando, cada vez mais, políticas públicas de qualidade, seja por meio de obras e de fortalecimentos dos nossos programas”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Após o encontro em Nova Venécia, serão realizadas mais quatro conferências. A próxima será a da Grande Vitória, que vai acontecer em Vila Velha, no dia 14 de maio, às 13h, na Universidade Vila Velha (UVV).

Campeões de Futuro

Também no evento em Nova Venécia foi realizada a entrega de uniformes para o projeto Campeões de Futuro de algumas das prefeituras das microrregiões envolvidas. Receberam os materiais esportivos os municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Nova Venécia, Pancas, São Domingos do Norte e São Gabriel da Palha.

No total, foram destinados 2.254 uniformes para os núcleos desses 11 municípios contemplados. O projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos. O objetivo é permitir aos alunos a prática esportiva e a cultura do esporte aliada à educação, de forma a promover o desenvolvimento integral, como a formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Ana Sá / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99271-8222/ (27) 99309-9053