03/08/2020 16h47 - Atualizado em 03/08/2020 16h55

Prazo para eleger os notáveis da Calçada da Fama encerra nesta quinta (06)

A eleição para definir dois dos cinco homenageados na segunda edição da Calçada da Fama, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), se encerra nesta quinta-feira (06). No total, 13 pessoas concorrem na votação que vai eternizar os nomes e os feitos de personalidades que representam o esporte capixaba. Até o momento, a eleição já ultrapassa os 32.500 votos.

Entre os candidatos estão Anderson Varejão, campeão pan-americano de basquete; Fontana, único capixaba campeão da Copa do Mundo de Futebol (1970), além de Paulo André Camilo, campeão mundial e pan-americano de atletismo no revezamento 4x100 livre (confira a lista completa dos finalistas no fim da matéria).

Além dos dois eleitos na votação popular, as três personalidades mais lembradas pela Comissão de Avaliação também serão homenageadas. Serão computados os votos realizados até as 23h59 desta quinta-feira (06) e, no dia seguinte, será realizado o anúncio com os vencedores. 

A eleição ocorre no site www.calcadadafama.es.gov.br. Para aqueles que desejam votar, após escolher a personalidade desejada, é necessário ter em mãos o CPF e digitá-lo no campo informado para validar e confirmar o voto. Só é permitido, por dia, um voto por pessoa.

Calçada da Fama

Construída no entorno do Ginásio Poliesportivo Paulo Valiate Pimenta, na Sesport, em Bento Ferreira, a Calçada da Fama tem o objetivo de eternizar os nomes de atletas, paratletas, técnicos e profissionais que contribuíram e contribuem positivamente com o esporte capixaba, elevando o nome do Estado no cenário nacional e internacional.

Em sua primeira edição, a Calçada da Fama rendeu homenagens às seguintes personalidades do esporte capixaba: Alison Cerutti (vôlei de praia), Buru (futebol de areia), Daniel Mendes (paratletismo), Fábio Luiz (vôlei de praia), Frank Brown (voo livre), Geovani Silva (futebol), Julietty Tesch (vela), Neymara Carvalho (bodyboard), Nilo Etinne Duarte (futsal) e Tayanne Mantovanelli (ginástica).

Conheça os finalistas da edição de 2020 (em ordem alfabética):

Adalberto Rodrigues (tênis em cadeira de rodas): Campeão sul-americano e mundial, em 2006, Adalberto Rodrigues é um dos paratletas mais vencedores e de maior destaque no Estado. Campeão brasileiro em 2018, ele também foi responsável por organizar torneios de tênis em cadeira de rodas durante 16 anos no Espírito Santo.

Alexandra Nascimento (handebol): Eleita em 2012 como a melhor jogadora do mundo, Alexandra Nascimento foi campeã mundial de handebol em 2013 pela Seleção Brasileira. Além disso, conquistou quatro medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos (2003, 2007, 2011 e 2014).

Anderson Varejão (basquete): Campeão Pan-Americano em 2003, Anderson Varejão iniciou sua carreira atuando pelo Saldanha da Gama. Figura frequente na Seleção Brasileira, chegou na NBA, principal liga de basquete do mundo, da qual foi campeão em 2017 e vice-campeão em três oportunidades (2007, 2015 e 2016).

Carlos Germano (futebol): Campeão da Copa América com a Seleção Brasileira, em 1997, e vice-campeão da Copa do Mundo da França, em 1998. O ex-goleiro conquistou seus principais títulos com a camisa do Vasco da Gama, sagrando-se campeão brasileiro e da Libertadores, em 1997 e 1998, respectivamente.

Esquiva Falcão (boxe): Lutador da categoria peso médio até 76 kg, Esquiva Falcão conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012, a primeira do Brasil na modalidade desde 1968. Outras conquistas relevantes nos ringues são a medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos, em 2010, e no Campeonato Mundial Amador, em 2011.

Fontana – in memorian (futebol): José de Anchieta Fontana é, até hoje, o único capixaba a ganhar uma Copa do Mundo, em 1970, atuando ao lado de grandes nomes do futebol como Pelé, Tostão e Jairzinho. Bicampeão capixaba pelo Rio Branco, em 1959 e 1962, também conquistou títulos estaduais com a camisa do Vasco da Gama e do Cruzeiro.

Hélio Demoner (basquete): Um dos grandes nomes do basquete capixaba, Hélio Demoner é um dos principais incentivadores da modalidade no Espírito Santo. Tricampeão estadual de basquete, Demoner foi o criador dos Jogos Abertos Jerônimo Monteiro (Jajem), competição que revelou diversos talentos durante seus anos de disputa.

Maxwell (futebol): O capixaba Maxwell é um dos jogadores de futebol com mais títulos em todo mundo da bola, somando onze conquistas nacionais por clubes como Ajax, Inter de Milão, Barcelona e PSG. O lateral-esquerdo, que defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, ainda ostenta um título da Liga dos Campeões.

Monika Queiroz (ginástica): Trabalhando com ginástica rítmica há 30 anos, Monika foi treinadora da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 2008 e 2016 e é considerada uma das principais técnicas em atividade no Brasil. Referência na modalidade, já trabalhou com diversos talentos do esporte, como Deborah Medrado, Thayanne Mantovanelli e Natália Gaudio.

Natália Gaudio (ginástica): Homenageada no Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta de ginástica rítmica, na temporada 2018, Natália Gaudio tem no currículo conquistas importantes, como a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, em 2019. Hexacampeã brasileira e heptacampeã sul-americana, está entre os principais nomes da ginástica brasileira da atualidade.

Paulo André Camilo (atletismo): Campeão mundial e Pan-Americano no revezamento 4x100 livre, Paulo André Camilo é um dos principais nomes do atletismo mundial atualmente. Vice-campeão Pan-Americano na prova dos 100 metros rasos, está próximo de conseguir correr a prova em menos de 10 segundos, podendo se tornar o primeiro sul-americano a conquistar tal feito.

Pierre (futebol de areia): Um dos principais nomes do futebol de areia no Brasil, Pierre coleciona títulos na modalidade que ajudou a difundir ainda mais no Estado e no Brasil. Pentacampeão mundial e bicampeão brasileiro, o goleiro acumula outros diversos títulos pela Seleção Brasileira e por clubes que defendeu.

Richarlison (futebol): Um dos mais novos entre os finalistas, com 23 anos, Richarlison surgiu no Real Noroeste e, após passagens por América-MG e Fluminense, chegou à Europa, onde atua no futebol inglês. Campeão da Copa América, em 2019, é o capixaba de maior destaque na Premier League.

*A eleição inicial contava com 15 nomes, mas os atletas Bruno Xavier (futebol de areia) e Sávio (futebol) solicitaram, por motivos pessoais, a retirada de seus nomes da homenagem.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 / (27) 3636-7027 / (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard