16/06/2020 09h30 - Atualizado em 16/06/2020 09h40

Natália Gaudio fala sobre Olimpíadas, treinos e sonhos no bate-papo entre atletas realizado pela Sesport

A ginasta Natália Gaudio, contemplada pelo programa Bolsa Atleta da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), foi a segunda convidada da série de bate-papos entre atletas realizado pela Sesport, por meio do Instagram da Secretaria (@sesportesoficial).

Durante a live comandada pela gerente de Esportes, Formação e Rendimento da Sesport, Maylla Venturin, a ginasta falou sobre a rotina atual e como tem lidado com a expectativa para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, que foram adiados em um ano devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Por conta da pandemia, tudo é muito novo. Estamos no meio do ano e ainda não houve nenhuma competição e, como elas só vão acontecer no final do ano, eu prefiro não criar muitas expectativas, apenas estou trabalhando na minha manutenção. Meus treinos na quarentena têm tido duração de duas a três horas, mas são bem produtivos e, apesar do espaço reduzido, estamos conseguindo trabalhar o que é necessário. Minhas reuniões com a Mônika acontecem através de plataformas on-line, ela me passa as atividades, assiste e faz as correções. Há uns dias também fizemos um treino aberto pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) que foi acompanhado por mais de mil pessoas”, explicou a capixaba que esteve na Olimpíada do Rio, em 2016.

Durante o bate-papo, Natália também contou um pouco mais do início de sua parceria com a técnica Mônika Queiroz e dos treinos realizados pelas duas no ginásio de Ginástica Rítmica e Artística Eduarda Mello Queiroz, localizado na sede da Sesport, em Bento Ferreira.

“Minha primeira professora de ginástica me apresentou para Mônika e ela gostou de mim, viu que eu tinha talento, e me convidou para treinar na Seleção Capixaba de Ginástica. Comecei a treinar com ela aos nove anos e, desde então, treinamos juntas. Temos uma parceria muito forte, sabemos dividir bem as situações. Dentro do ginásio somos técnica e ginasta, mas fora somos como mãe e filha, parceiras e amigas. Temos uma relação de muita confiança e respeito”.

Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, quando conquistou o terceiro lugar no individual geral, a atleta ainda aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas com relação as diferenças entre ginástica artística e rítmica.

“Muita gente confunde a ginástica rítmica com a ginástica artística. Eu sempre explico que a maior diferença entre elas é que os aparelhos da artística são os fixos no solo, como o cavalo, a barra paralela, além do próprio solo. Já na ginástica rítmica, as atletas trabalham com os aparelhos nas mãos como o arco, a bola, as maças e a fita”, disse.

Bolsa Atleta
Natália Gaudio faz parte dos 121 esportistas beneficiados pelo Bolsa Atleta neste ano. Contemplada na categoria internacional, ela mostrou sua gratidão ao programa e destacou a importância do auxílio na vida dos atletas, usando como exemplo seu histórico no esporte.

“Sou muito grata ao Bolsa Atleta! Tem muitos anos que recebo esse auxílio e com certeza faz toda diferença. O programa é a salvação do atleta, pois ele precisa de ter um conforto pra poder treinar sem preocupações aleatórias, e o Bolsa dá essa tranquilidade. Você ter um dinheiro pra cobrir os gastos como alimentação, transporte, materiais e, além disso, também temos os gastos com as competições que são muitos grandes, principalmente com as viagens. A ginástica rítmica, em especial é um esporte muito caro, os aparelhos de competições por exemplo são caríssimos, então, o benefício dá uma segurança para o atleta arcar com esses gastos”, completou.

Para aqueles que não puderam acompanhar, a live ela está disponível no feed do Instagram da Sesport.

Informação à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645
Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard