28/12/2020 10h21

Nadadoras da Seleção Brasileira treinam no Estado com foco nas Paralimpíadas de Tóquio 2021

As nadadoras da Seleção Brasileira Paralímpica, Erica Rodrigues e Mariana Gesteira, estão em Vitória se preparando para as Paralimpíadas de Tóquio 2021. As atletas, que pretendem ficar aqui até o próximo ano, realizam seus treinos na academia da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e no Clube Álvares Cabral, ambos em Vitória, desde setembro.

A dupla busca índice para conquistar a vaga nas Paralimpíadas, que foram adiadas para ano que vem, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O foco principal das duas, a princípio, é a primeira seletiva que a irá acontecer em São Paulo, no mês de março de 2021.

Carioca, Mariana Gesteira foi diagnosticada com síndrome de Arnold Chiari, que acomete o sistema nervoso central, aos 14 anos. Até então, a atleta competia pela natação convencional. Após o diagnóstico, apenas aos 18 anos ela retornou para o esporte, mas só um ano depois teve seu primeiro contato com a natação paralímpica.

Atualmente, ela ostenta as marcas de ter sido finalista nas Paralimpíadas do Rio 2016, recordista brasileira da classe S10 e conquistou medalha de prata nos 50 metros livre no Parapan-Americano de Lima, em 2019.

Já a paranaense Erica Rodrigues nasceu sem parte do braço esquerdo. Por conta disso, com apenas um ano de idade, sua mãe já lhe colocou para praticar natação, procurando, assim, ajudar no equilíbrio e no desenvolvimento motor da ainda bebê. Mais tarde, a nadadora praticou também basquete e futsal, mas sempre se encontrou mesmo nas piscinas, onde começou a participar de competições aos 16 anos. Hoje, Erica Rodrigues compete nas classes S9 e SB8 e, desde 2016, é a recordista brasileira nos 100m peito.

“Estamos gostando muito de morar em Vitória e agradecemos à Sesport por nos acolher tão bem nesta academia superequipada”, agradeceu Erica Rodrigues. “Nosso treinamento para as Paralimpíadas tem sido muito intenso com o personal Erich Chiabai e o técnico Leonardo Miglinas. Queremos a vaga já em março, mas, se não alcançarmos o índice, ainda teremos outra chance na seletiva seguinte, em data ainda a ser confirmada”, completou Mariana Gesteira.

Para auxiliar nos gastos diários inerentes à vida de qualquer atleta de alto rendimento, Erica Rodrigues tem trabalhado também com a venda de outra de suas especialidades: a fabricação de brigadeiros gourmet e doces artesanais, feitos por encomenda. Para quem quiser conhecer esse outro lado da atleta ou fazer encomendas, o endereço é @merik.doces (Instagram).

Informação à Imprensa:
Denys Lobo / Rodolfo Mageste