12/11/2019 16h38

Mais de cinco mil estudantes capixabas acompanharam jogos da Copa do Mundo Sub-17 no Kleber Andrade

A participação do Espírito Santo na Copa do Mundo Sub-17 acabou no último domingo (10), quando aconteceram as duas últimas partidas no Kleber Andrade, válidas pelas quartas de final do torneio. No entanto, a competição vai ficar marcada para sempre na memória de diversas crianças e adolescentes capixabas.

Por meio de uma parceira realizada entre a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), através do programa Full Stadia, pouco mais de cinco mil estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar algumas das partidas no estádio.

Os ingressos disponibilizados pela Fifa foram distribuídos para, aproximadamente, 35 municípios de todo o Espírito Santo, como Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Aracruz, Ponto Belo, Montanha, Irupi, Ibatiba e Laranja da Terra, por meio das secretarias municipais de esportes.

Além deles, outras 15 instituições filantrópicas também foram beneficiadas, entre elas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci), que tiveram a oportunidade de levar 80 crianças cada ao estádio.

“A distribuição desses ingressos, em parceria com a Fifa, foi extremamente satisfatória, pois atendeu, em sua maioria, crianças que nunca tinham pisado no Kleber Andrade. A alegria deles ao assistir aos jogos foi contagiante. Sabemos o poder de transformação que o esporte tem. Por isso, nos empenhamos bastante para que essa iniciativa desse certo”, frisou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu.

A presença das crianças agradou também os secretários de esportes dos municípios envolvidos. Edimauro Lopes, que comanda a pasta em Rio Bananal, foi um dos que fizeram elogios ao projeto.

“O encantamento das crianças com o Kleber Andrade e com os jogos foi enorme, foi maravilhoso para nós prestigiar um evento internacional dessa magnitude. Com certeza, é um fato que vai marcar para sempre a vida deles, afinal foi a primeira vez da maioria no estádio, inclusive a minha”, revela o secretário conhecido como Sula.

Cariacica

Na ação realizada pela Fifa com a Sesport, estudantes de Cariacica também receberam ingressos para assistir aos jogos. Pouco mais de mil alunos das escolas públicas do município foram agraciados com entradas para a competição.

“Os alunos ficaram muito felizes em participar desse evento. Mesmo morando aqui no município, a maioria dessas crianças teve a oportunidade de ir ao estádio pela primeira vez na vida. Para nós, é sempre importante aliar esporte e cultura com educação. Alguns professores, inclusive, fizeram até exercícios pedagógicos com essas crianças, solicitaram redações sobre a experiência deles durante os jogos, foi muito bacana”, salientou        Carolina dos Santos, superintendente regional da Educação de Cariacica.

Informação à imprensa:
Denys Lobo