17/05/2024 17h45

Lutadores capixabas participam do Mundial de Esporte de Contato, na Argentina

Uma delegação capixaba de lutadores embarcou nesta sexta-feira (17) para a Argentina, onde acontece, no domingo (19), o Mundial de Esporte de Contato, em Buenos Aires. No total, 10 pessoas viajaram com passagens pagas pelo programa Voe Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).

Os lutadores Demer Mathias, Douglas Rossini, Felipe Marins, Fledis Oliveira, Genivaldo Porto, Leonardo Negrelli, Márcio Carleti, Rafael Portugal e Uindson Santos e a chefe de delegação Demervania Porto viajaram com o auxílio do Voe Atleta. Além disso, Leonardo Negrelli é contemplado pelo programa Bolsa Atleta, também da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). No total, a delegação capixaba será composta por 16 membros.

“Estamos com uma expectativa muito boa. A preparação foi feita da melhor forma. E a nossa delegação agradece muito à Sesport, pois sem essa ajuda não teríamos como viajar até a Argentina. Estamos convictos de que vamos representar muito bem tanto o nosso Estado quanto o nosso País”, destacou o lutador Fledis Oliveira, mais conhecido como Oliveira.

A competição, organizada pela União internacional de Artes Marciais da América (UIAMA) vai reunir várias modalidades em um mesmo ginásio, em um dos maiores eventos do mundo de esporte de contato, com a participação de cerca de oito mil atletas. Neste sábado (18) serão realizadas as pesagens. No domingo (19), os combates.

Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta tem como objetivo principal beneficiar atletas e paratletas de alto rendimento, com o auxílio financeiro mensal que deve ser utilizado para a manutenção dos resultados obtidos e da carreira esportiva do atleta no ano de recebimento do benefício.

Com um investimento de R$ 3,9 milhões, o edital 2024 atingiu o recorde de esportistas de alto rendimento selecionados, com 234 contemplados, 43 a mais do que no edital anterior. Serão pagos aos selecionados 12 parcelas mensais, de acordo com a categoria: estudantil (R$ 500), nacional (R$ 1.500), internacional (R$ 2 mil) e olímpico (R$ 4 mil).

Voe Atleta

O Voe Atleta, antigo Compete Esportivo, é um programa que custeia passagens de avião, com o intuito de viabilizar a participação de atletas e paratletas capixabas em competições nacionais e internacionais.

Ana Sá / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99271-8222/ (27) 99309-9053