26/04/2022 20h37

Jogos Escolares do Espírito Santo começam nesta terça-feira (26)

Foto: Jordan Andrade/Sesport

Após dois anos de paralisação por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) voltaram a ser disputados, nesta terça-feira (26), com as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei. As primeiras regionais da maior competição estudantil do Estado estão sendo sediadas nos municípios de Alegre e Santa Teresa.

Em Santa Teresa, na Regional I, participam sete municípios: Aracruz, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, tendo a participação de 436 estudantes, representando 10 unidades de ensino, além de seleções municipais (na categoria juvenil).

Já em Alegre, na Regional II, seis municípios estão na disputa. São eles Alegre, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Irupi e Iúna.  Um total de 290 alunos foram inscritos, provenientes de oito escolas e de suas respectivas seleções, no caso dos juvenis.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, conferiu algumas partidas em Alegre e comentou sobre a volta da competição. “Finalmente iniciamos esta edição tão aguardada dos Jogos Escolares. Tenho certeza que teremos grandes disputas rumo às finais estaduais, que acontecerão no Sesc de Guarapari. Desejo boa sorte aos competidores e que nossos alunos, sempre acompanhados dos valores do espírito esportivo, possam mostrar todo seu potencial”, declarou Júnior Abreu.

Próximas regionais

Após as disputas em Alegre e Santa Teresa, outras seis regionais dos Jogos Escolares serão realizadas pela Sesport em Atílio Vivácqua e Domingos Martins; depois em São Mateus e Barra de São Francisco; e, por fim, em Linhares e Vila Velha.

Os vencedores de cada uma das etapas, nas categorias infantil e juvenil (com alunos de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, respectivamente) se enfrentarão nas finais estaduais, que estão previstas para acontecer entre os dias 06 e 11 de junho (infantil) e 20 e 25 de junho (juvenil). Assim como nos anos anteriores, essas disputas acontecerão no Sesc de Guarapari, reunindo os oito campeões de cada regional.

Modalidades individuais

As modalidades individuais - atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez - serão realizadas em fase única: Etapa Final Estadual. Entre os dias 04 de junho e 1º de julho, com os locais das competições ainda a serem definidos.

Etapas nacionais

As etapas nacionais dos Jogos Escolares também já têm sedes definidas. Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude acontecerão em Aracaju, Sergipe, entre os dias 2 e 17 de setembro, reunindo os alunos da categoria juvenil – entre 15 e 17 anos.

Assim como no ano passado, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), competição organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que reúne os estudantes de 12 a 14 anos, acontecerá novamente no Rio de Janeiro. A data exata da competição ainda não foi informada pela entidade, mas a previsão é que seja realizada em novembro.

Representarão o Espírito Santo nessas competições os campeões de cada modalidade, tanto nas categorias infantil, representando as respectivas unidades de ensino, e juvenil, como seleção estadual.

Confira abaixo as datas dos Jogos e os municípios inseridos em cada uma das próximas regionais (em negrito o município que sede):

Regional III – 02 a 08/05/2022

Atílio Vivácqua – Anchieta - Iconha - Itapemirim - Piúma - Presidente Kennedy - Marataízes - Cachoeiro de Itapemirim - Mimoso do Sul - Muqui - Rio Novo do Sul - Alfredo Chaves - Vargem Alta.

Regional IV – 02 a 08/05/2022

Domingos Martins – Afonso Cláudio - Brejetuba - Conceição do Castelo - Marechal Floriano - Venda Nova do Imigrante – Castelo.

Regional V – 16 a 22/05/2022

Barra de São Francisco – Água Doce do Norte - Águia Branca - Alto Rio Novo - Ecoporanga - Mantenópolis - São Gabriel da Palha - Vila Pavão - Vila Valério - Nova Venécia.

Regional VI –  16 a 22/05/2022

São Mateus – Conceição da Barra - Montanha - Mucurici - Pedro Canário - Pinheiros - Ponto Belo - Boa Esperança - Jaguaré.

Regional VII – 23 a 29/05/2022

Linhares – Baixo Guandu - Colatina - Governador Lindenberg - Marilândia - São Domingos do Norte - Pancas - Rio Bananal – Sooretama.

Regional VIII – 23 a 29/05/2022

Vila Velha – Cariacica – Fundão - Guarapari – Serra – Viana – Vitória