28/08/2019 17h35 - Atualizado em 29/08/2019 16h44

Confira as equipes capixabas que estarão na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude

A etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) começa a ser disputada nesta terça-feira (03), em Cascavel, no Paraná. Nesta fase da competição, os campeões e os vices garantem vaga para a etapa nacional, que será disputada em Blumenau, Santa Catarina, em novembro.

Ao todo, nove escolas de sete municípios do Estado embarcam para o interior paranaense, a fim de disputarem as modalidades coletivas de basquete, futsal e vôlei. A delegação capixaba conta com 116 pessoas, sendo 98 alunos.

Basquete

No basquete, três equipes de Vila Velha entram em quadra. O Marista levou as vagas no masculino infantil e feminino juvenil. As meninas do juvenil conquistaram a medalha de prata na etapa regional, no ano passado, em Joinville, Santa Catarina, e formam uma base de jogadoras que treinam juntas há mais de cinco anos, garantindo neste período os titulos estaduais.

Enquanto isso, os alunos do Darwin chegam a Cascavel consagrados por uma boa campanha na decisão dos Jogos Escolares do Espírito Santo, em Guarapari, quando foram campeões em cima do tradicional Colégio Jesus Cristo Rei, de Cachoeiro de Itapemirim.

Futsal

Como as alunas do Marista, as jogadoras juvenis do Mundo Moderno, de Cariacica, também foram vice-campeãs em Joinville e querem repetir o feito. Outro destaque são as meninas do infantil da UMEF Ulisses Álvares, de Vila Velha, que fizeram uma boa campanha e, após dois anos de invencibilidade, foram campeãs estaduais.

No masculino juvenil, a EEEFM Professora Regina Banhos Paixão, de Linhares, garantiu o título de forma surpreendente, após desbancar os favoritos na disputa em Guarapari. Ainda entre os meninos, mas no infantil, o outro representante do Estado também será do interior: a EEEFM José Cupertino, de Afonso Cláudio.

Vôlei

Tanto no infantil quanto no juvenil, o IPE, de Cachoeiro de Itapemirim, foi soberano nas finais estaduais e conquistou as duas vagas femininas da modalidade para Cascavel.

Já no masculino, dois times do interior do Estado disputarão os Jogos. Na categoria juvenil, a EEEFM Waldemiro Hemerly, de Rio Novo do Sul, foi campeã de forma dramática, vencendo o Colégio Estadual, de Vitória, no tie break. No infantil, a EEEF Domingos Perim representará Venda Nova do Imigrante na competição.

O chefe da delegação capixaba, Cássio Fassarella, cometa sobre as expectativas para as disputas. “Acredito que, pelos menos, cinco equipes se classifiquem para Blumenau. No ano passado, conseguimos levar três times capixabas para a fase nacional e vamos com força total para aumentar esse número”, disse.

Etapa nacional

As equipes de handebol do Castro Alves, de Cariacica, já estão classificadas para a etapa nacional. As vagas foram garantidas pelo bom desempenho nos JEJ do ano passado, em Natal.

O mesmo acontece com as jogadoras da UMEF Nice de Paula, de Vila Velha, do basquete feminino infantil.

Confira lista completa dos times que disputarão a etapa regional:

Basquete

Marista (Vila Velha) - masculino