19/04/2022 14h00 - Atualizado em 19/04/2022 15h15

Jogos Escolares começam a ser disputados na próxima terça-feira (26)

A espera está próxima do fim! Principal competição estudantil do Estado, os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) começam a ser disputados na semana que vem, após dois anos de interrupção por conta da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

A bola começa a rolar na próxima terça-feira (26), com os jogos das modalidades coletivas (futsal, vôlei, handebol e basquete) nas regionais sediadas em Alegre e em Santa Teresa. As disputas em Alegre reunirão, além da cidade anfitriã, escolas de outros 12 municípios. Já em Santa Teresa, os JEES contarão com a participação de 10 cidades (confira a lista completa no fim da matéria).

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, celebrou o retorno da competição e falou dos planos para o evento deste ano. “Estou muito feliz em poder, finalmente, voltar a realizar os Jogos Escolares. Sei da importância desse evento para os jovens, que treinam bastante para desempenhar o seu melhor papel na competição. Estamos realizando uma competição incrível, para ficar guardada na memória de todos os participantes”, disse Júnior Abreu.

Próximas regionais

Após as disputas em Alegre e Santa Teresa, outras seis regionais dos Jogos Escolares serão realizadas pela Sesport em Atílio Vivácqua e Domingos Martins; depois em São Mateus e Barra de São Francisco; e, por fim, em Linhares e Vila Velha.

Os vencedores de cada uma das etapas, nas categorias infantil e juvenil, se enfrentarão nas finais estaduais, que estão previstas para acontecer entre os dias 06 e 11 de junho (infantil) e 20 e 25 de junho (juvenil). Assim como nos anos anteriores, essas disputas acontecerão no Sesc de Guarapari, reunindo os oito campeões de cada regional.

Modalidades individuais

As modalidades individuais - atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez - serão realizadas em fase única: Etapa Final Estadual. Entre os dias 04 de junho e 1º de julho, com os locais das competições ainda a serem definidos.

Etapas nacionais

As etapas nacionais dos Jogos Escolares também já têm sedes definidas. Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude acontecerão em Aracaju, Sergipe, entre os dias 2 e 17 de setembro, reunindo os alunos da categoria juvenil – entre 15 e 17 anos.

Assim como no ano passado, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), competição organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que reúne os estudantes de 12 a 14 anos, acontecerá novamente no Rio de Janeiro. A data exata da competição ainda não foi informada pela entidade, mas a previsão é que seja realizada em novembro.

Representarão o Espírito Santo nessas competições os campeões de cada modalidade, tanto nas categorias infantil e juvenil.

Confira abaixo as datas dos Jogos e os municípios inseridos em cada regional (em negrito o município que sediará a regional):

Regional I – 26/04 a 01/05/2022

Santa Teresa, Aracruz - Ibiraçu - João Neiva - Itaguaçu - Itarana - Laranja da Terra - Santa Maria de Jetibá - São Roque do Canaã - Santa Leopoldina.

Regional II – 26/04 a 01/05/2022

Alegre - Apiacá - Bom Jesus do Norte - Divino São Lourenço - Dores do Rio Preto - Guaçuí - Muniz Freire - Ibatiba - Ibitirama - Irupi - Iúna - São José do Calçado - Jerônimo Monteiro.

Regional III – 02 a 08/05/2022

Atílio Vivácqua – Anchieta - Iconha - Itapemirim - Piúma - Presidente Kennedy - Marataízes - Cachoeiro de Itapemirim - Mimoso do Sul - Muqui - Rio Novo do Sul - Alfredo Chaves - Vargem Alta.

Regional IV – 02 a 08/05/2022

Domingos Martins – Afonso Cláudio - Brejetuba - Conceição do Castelo - Marechal Floriano - Venda Nova do Imigrante – Castelo.

Regional V – 16 a 22/05/2022

Barra de São Francisco – Água Doce do Norte - Águia Branca - Alto Rio Novo - Ecoporanga - Mantenópolis - São Gabriel da Palha - Vila Pavão - Vila Valério - Nova Venécia.

Regional VI –  16 a 22/05/2022

São Mateus – Conceição da Barra - Montanha - Mucurici - Pedro Canário - Pinheiros - Ponto Belo - Boa Esperança - Jaguaré.

Regional VII – 23 a 29/05/2022

Linhares – Baixo Guandu - Colatina - Governador Lindenberg - Marilândia - São Domingos do Norte - Pancas - Rio Bananal – Sooretama.

Regional VIII – 23 a 29/05/2022

Vila Velha – Cariacica – Fundão - Guarapari – Serra – Viana – Vitória