16/05/2017 12h10 - Atualizado em 16/05/2017 15h17

Jogos Escolares 2017: Venda Nova do Imigrante e Guarapari iniciam etapas regionais

Venda Nova do Imigrante e Guarapari deram o pontapé inicial nas etapas regionais dos Jogos Escolares do Espírito Santo 2017. Nesta segunda-feira (15), os dois municípios realizaram a cerimônia de abertura oficial dos jogos e também deram início as competições.  Neste ano, os as disputas vão reunir mais de 5000 alunos-atletas de escolas públicas e particulares de todo o Estado.

Os torneios das regiões II e V acontecem entre os dias 15 e 20 de maio e servem como etapa classificatória para a fase estadual dos Jogos.

Em Venda Nova do Imigrante a cerimônia de abertura foi marcada com muita dança. O grupo cultural Step Hidden realizou apresentações que levantaram os competidores. A regional V (Venda Nova do Imigrante) vai contar com mais de 500 participantes, de 19 escolas de seis municipios: Afonso Claudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e a sede, Venda Nova do Imigrante.

O secretário de Esportes e Lazer do Estado, Max da Mata, ressaltou em sua fala, os benefícios que os jogos levam para a vida dos adolescentes. “A fase regional do Jogos Escolares já é o resultado das fases municipais, e é essencial para levar a escola para a etapa estadual. Além de revelar grandes talentos esportivos, a competição contribui para a construção pessoal desses jovens por meio dos valores do esporte, agente facilitador para o intercâmbio de experiências", completou o secretário.

Já Guarapari é a cidade sede da Região II e receberá alunos-atletas de 19 escolas de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Piúma. Nesta fase os dois municípios sede vão receber competições masculinas e femininas, infantis e juvenis de voleibol, handebol, futsal e basquete. Os vencedores se classificam para a etapa estadual da disputa.

De acordo com o professor e coordenador dos Jogos Escolares, Cássio Fassarella, a competição escolar é um dos momentos mais especiais do ano para os participantes. "Eles se sentem importantes, pois carregam a bandeira da escola e do município de origem, é isso que faz com que treinem o ano todo em busca do melhor resultado. Acredito que independente de quem vencer todos já podem se considerar vitoriosos, pois estão tendo a possibilidade de conviver com atletas de outras cidades, o que já é uma experiência enriquecedora”, disse.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo 2017 têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino públicas e privadas do Estado, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil espírito-santense em torno do esporte.

Os Jogos Escolares visam também fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte e garantindo o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos.

Informação à imprensa:

Mariana Bolsoni