27/06/2019 16h43

Guia dos Jogos Escolares do ES: conheça as equipes que vão disputar a categoria infantil

Após a realização de oito regionais, chegou a hora de saber quem serão os campeões estaduais dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) 2019. Na próxima segunda-feira (01), o Sesc de Guarapari receberá a cerimônia de abertura da fase final da competição, que na primeira semana terá as disputas coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) da categoria infantil (de 12 a 14 anos).

No basquete feminino, o grande destaque é a UMEF Nice de Paula, de Vila Velha. A unidade de ensino canela-verde, atual campeã estadual da modalidade, chegou longe no ano passado nos Jogos Escolares da Juventude, em Natal-RN, quando conquistou uma surpreendente e festejada medalha de prata. No masculino, o principal embate deve acontecer entre dois colégios acostumadas com o pódio: Marista, também de Vila Velha, e o Jesus Cristo Rei, de Cachoeiro de Itapemirim.

Já o futsal terá uma disputa acirrada entre as meninas. A EMEF Córrego Dumer, de São Domingos do Norte, que volta pelo segundo ano seguido a Guarapari, por exemplo, chegou em 2018 apontada como favorita, mas ficou longe de brigar pelo título. Vai ter que encarar agora adversárias fortes, como a EMEB Pedro Milaneze Altoé, de Vargem Alta, e a UMEF Ulisses Álvares, de Vila Velha.

Atual campeão estadual no futsal masculino, o Colégio Passionista, de Cariacica, é mais uma vez favorito em sua modalidade. Mas o time da Grande Vitória terá pela frente outros fortes candidatos ao título, como a EMEIEF Benevenuto Gobbo, de Baixo Guandu, a EE José Cupertino, de Afonso Cláudio, a EMPSG Amarílis Fernandes Garcia, de Anchieta, a EMEF Placidino Passos, de Aracruz, e a EEEFM Bernardo Horta, de Irupi. As três últimas escolas foram campeãs de suas respectivas regionais batendo na decisão as   representantes das anfitriãs Rio Novo do Sul, Santa Teresa e Iúna, respectivamente.

No handebol, o Colégio Castro Alves, de Cariacica, domina soberano a modalidade há quase duas décadas. Não por acaso, as meninas da equipe cariaciquense conquistaram a medalha de ouro em Natal-RN, no ano passado. Mas alguns adversários que estarão no Sesc querem complicar a vida do Castro Alves, como o CEEFMTI Daniel Comboni, de Ecoporanga, e os colégios Cristo Rei, de Linhares, e Expoente, de Castelo, na categoria masculina. Na feminina, a Fundação Deolindo Perim, de Venda Nova do Imigrante, a EM Emir de Macedo, de Pinheiros, e a EEEFM Waldemiro Hemerly, de Rio Novo do Sul, também foram destaques em suas regionais e devem dar trabalho.

A Grande Vitória terá outro favorito ao título, mas no vôlei: a Escola São Domingos, da capital, nas categorias feminina e masculina. Porém, entre as meninas, a concorrência pelo ouro deve ser bastante acirrada contra o IPE, de Cachoeiro de Itapemirim, que foi campeão na regional de Rio Novo do Sul com sobras.

Veja a lista de todos os participantes por modalidade:

Etapa infantil

Basquete

Feminino

Cooperativa Educacional de Linhares (Linhares)

EMEF Bom Sucesso (São Mateus)

EMEF Bairro Altoé (Nova Venécia)

UMEF Nice de Paula (Vila Velha)

EMEF Marília de Rezende Scarton Coutinho (Linhares)

EMEF Santa Isabel (Domingos Martins)

Escola Alternativa Lagos dos Cisnes (São Mateus)

Colégio Jesus Cristo Rei (Cachoeiro de Itapemirim)