24/05/2018 17h16

Governo do Estado encaminha à Assembleia projeto para regularizar uso do terreno do Vitória Futebol Clube

O Projeto de Lei que regularizará e ampliará o uso do terreno onde está sediado o Vitória Futebol Clube, em Bento Ferreira, foi encaminhado para a Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (24). O terreno, que pertence ao Estado, foi cedido para a agremiação, em 1957, por meio de uma emenda parlamentar.

O governador Paulo Hartung destacou confiar no trabalho da Federação local de futebol e ressaltou a importância de fortalecer futebol capixaba.  “Tem um trabalho técnico importante da Procuradoria do Estado neste Projeto de Lei. É algo muito positivo. Desejo que tenha uma função estratégica e papel importante de auxiliar na estruturação do futebol capixaba. O Vitória é um time que permaneceu em nossa capital e isso tem um simbolismo muito grande”.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Marcelo Coelho, afirmou que a importância do projeto vai além da instituição Vitória Futebol Clube. “Fortalecendo essa instituição tradicional, que é o Vitória, estamos fortalecendo todo o futebol capixaba. Estamos criando condições para que o clube se estruture e que passe a ter garantias de uso sobre o próprio terreno”, concluiu o secretário.

Caso a lei seja sancionada, o clube poderá alugar parte de seu espaço para empreendimentos comerciais, por exemplo. Entretanto, o projeto prevê que é obrigatório a manutenção do complexo esportivo já existente no local, incluindo aí o Estádio Salvador Costa.

O presidente do Vitória, Ademar Rocha, explicou a importância do projeto para o clube. “A área foi doada para o Vitória com uma série de condicionantes. Entre elas, de que só poderíamos utilizá-la para o futebol e mais quatro esportes olímpicos. E atualmente, por conta dessas condicionantes, só estamos ocupando a metade dos nossos 24 mil m². O resto está ocioso. Se a lei for aprovada, poderemos arrendar até 40% do espaço”, comentou.

O presidente do conselho deliberativo do Vitória, Antônio Perovano, agradeceu ao Governo do Estado pelo empenho em resolver uma situação que está pendente há décadas. “Quando era prefeito de Vitória, o governador Paulo Hartung foi quem trouxe as torres de iluminação para o Estádio Salvador Costa. E agora, por meio desse Projeto de Lei, está salvando o clube. Porque o Vitória estava em Bento Ferreira como ‘posseiro’. E agora estão nos permitindo ter a escritura definitiva do terreno”, elogiou.

Rodolfo Mageste

assessoria@sesport.es.gov.br