Geovanna Santos: de Pinheiros, rumo à Paris
Em homenagem ao Mês da Mulher, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) abre uma série de reportagens sobre mulheres que fazem a história do esporte capixaba na atualidade. E a nossa primeira personagem será Geovanna Santos, de 17 anos, ginasta contemplada pelo programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado.
Nascida em Pinheiros, “Jojo”, como também é chamada, veio de uma família humilde. Seu pai trabalhava com extração de granito, enquanto a mãe cuidava da casa e dos filhos. Aos seis anos de idade, através do projeto Campeões de Futuro, também do Governo do Estado, Geovanna conheceu a ginástica rítmica. E não parou mais de praticar a modalidade.
“Para poder me dedicar ainda mais à ginástica, mudei com toda a minha família para Vila Velha, quando eu tinha oito anos, em 2010”, contou a atleta, que passou a estudar na Escola Estadual Agenor Roris, no bairro Itaparica. Todo o esforço valeu a pena. Geovanna cresceu como atleta e, disputando os Jogos Escolares, no ano passado, em Natal-RN, conquistou pela unidade de ensino canela-verde dois ouros e duas pratas.
“Meu grande sonho é chegar a uma Olimpíada. Quem sabe a de 2024, em Paris... Mas tenho que dar o primeiro passo, que é o de ser chamada para a Seleção Brasileira. Já tenho pontuação no ranking, mas ainda não fui convocada. Porém, tenho certeza que a minha hora vai chegar”, aguarda Geovanna.
A ginasta, que treina em parte da semana na Sesport, também planeja fazer uma graduação. “Este ano farei o vestibular. Estou em dúvida entre Educação Física ou Odontologia. Na verdade, gostaria de fazer os dois cursos, pois gosto muito de ambas as áreas”, comenta.
Texto: Rodolfo Mageste
Informação à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645
Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99309-9053
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial