17/09/2021 14h08

Eventos esportivos agitam a Grande Vitória neste final de semana

Diversos eventos esportivos, de taekwondo, futsal, basquete e esportes de contato, agitam a Serra, Vitória e Vila Velha neste fim de semana. As ações contam com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e serão realizadas nos bairros de Jacaraípe, Vila Nova de Colares, na Serra; em Bento Ferreira, em Vitória; e em Paul, em Vila Velha.

Principal competição realizada na Serra neste final de semana, a Copa Regional Sudeste de Taekwondo acontece na Arena Jacaraípe, entre sábado (18) e domingo (19), a partir de 9 horas, e vai contar com atletas dos quatro estados da Região: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O evento não contará com a presença de público.

Realizada pela Federação Espírito-Santense de Taekwondo (Festkd) e Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), a competição vale vaga no Grand Slam da modalidade, que será realizado no Rio de Janeiro, e contará com, aproximadamente, 400 atletas.

Entre os principais destaques da competição estão os capixabas Fillipe Rabello e Natally Feu, ambos contemplados pelo programa Bolsa Atleta, da Sesport. Rabello, inclusive, chegou a integrar, como titular, a seleção brasileira da modalidade, mas teve que se afastar após sofrer uma lesão grave em um dos joelhos. Depois de ter sido submetido a um procedimento cirúrgico, está de volta ao tatame.

Futsal

Ainda na Serra, no bairro Vila Nova de Colares, acontece a fase classificatória da Copa Espírito Santo de Futsal Feminino, com os jogos acontecendo em dois locais: na Estação Cidadania e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eulália Falqueto Gusmão. Tanto no sábado (18) quanto no domingo (19), as partidas terão início às 9h30.

Marcada pelo recorde de seleções inscritas para a categoria, um marco na história do futsal capixaba, a competição contará com 12 seleções dos seguintes municípios: Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Colatina, Baixo Guandu, Vargem Alta, São Mateus, Boa Esperança, Cachoeiro, Aracruz e São Gabriel da Palha.

A Copa ES é organizada pela Federação Espírito Santense de Futebol de Salão (FESFS) e os jogos serão abertos ao público. A expectativa da federação é que o evento receba cerca de 300 pessoas por dia.

Basquete

No sábado e domingo, a bola laranja também vai subir para duelos válidos pela Copa ES de basquete e pelo campeonato de base da modalidade. As partidas acontecem no ginásio Jones dos Santos Neves e na Sesport, ambos em Bento Ferreira, respectivamente.

Pela Copa ES serão cinco jogos no sábado, válidos pela competição masculina e cadeirante, com equipes mistas. A sequência de jogos é: Álvares Cabral x Itararé, Cachoeiro x Vila Nova, Águias x Guerreiros, Bravo x Zona Norte e Leões da Serra x Red Zone.

Esportes de Contato

Em Vila Velha, na praça Antenor Fassarela, em Paul, acontece a quinta edição do Campeonato Sul-Americano de Esportes de Contato, durante todo o sábado. O evento vai reunir atletas de diversos estados, como Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, além de competidores da Argentina.

Ao todo, cerca de 200 lutadores participarão do evento, que contará com lutas de boxe, kickboxing, muay thai e grappling (um tipo de jiu-jitsu sem kimono).

As lutas começam às 9 horas e se estendem até as 22 horas – a partir das 18 horas todos os combates serão transmitidos pela página da Federação de Esportes de Contato no YouTube.

A entrada para o evento é franca, mas para quem quiser acompanhar os duelos nas cadeiras próximas ao ringue, precisam doar dois quilos de alimentos que serão destinados a instituições filantrópicas.

Informação à imprensa:
Denys Lobo / Rodolfo Mageste / Jordan Andrade