06/02/2020 13h55

Etapa regional do Circuito Paralímpico Brasileiro ocorre neste final de Semana, em Vitória

Foto: Edson Reis

O Espírito Santo vai sediar, neste final de semana, a regional Rio/Sul do Circuito Paralímpico Brasileiro. A competição, que acontece no sábado (8) e domingo (9), contará com provas de natação e atletismo, que serão realizadas no Clube Álvares Cabral e no Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ambos localizados em Vitória. A entrada nos dois eventos é gratuita.

O campeonato é dividido em sete etapas, sendo quatro regionais espalhadas pelo país, duas nacionais e o Campeonato Brasileiro, que será disputado no final do ano. Em Vitória, competirão atletas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Caracterizado como o evento paralímpico de maior importância nacional, o circuito, realizado desde 2005, vem para o Espírito Santo pela primeira vez. A expectativa é de que cerca de 400 atletas e 700 pessoas estejam envolvidas no evento durante todo o final de semana.

Natação

As provas de natação irão reunir 16 nadadores capixabas. Entre eles, está Nathália Torezani, contemplada na última edição do Bolsa Atleta, programa da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e que participa do circuito pela quarta vez consecutiva. A nadadora comentou sobre sua expectativa para a competição que acontecerá em seu local de treinamento.

“É um misto de medo e muita ansiedade, pois é a primeira vez que o Circuito vem a Vitória, mas também será a primeira vez que a gente vai ter torcida. Então, acredito que será muito sensacional, afinal teremos apoio em 100% do tempo. Minha meta é fazer os melhores tempos possíveis e representar bem a minha equipe, pois irei disputar um número maior de provas do que estou acostumada. Ao todo, serão sete provas, sendo cinco individuais e duas de revezamento”, afirmou a nadadora.

Ao contrário de Nathália, a ansiedade de Caio Rodrigues é a de estreante. Com apenas 25 anos, ele participa do Circuito pela primeira vez. “Acredito que para o Estado ter esse tipo de competição é muito importante. Estou bem ansioso e um pouco nervoso, pois é a primeira vez que vou participar”, disse Rodrigues.

Atletismo

O circuito de atletismo, que ocorre na Ufes, vai receber a maioria dos atletas capixabas que participam da competição: 39 dos 55 atletas. Esperando um total de 300 competidores nesta modalidade, o técnico de atletismo capixaba, Ernesto Mendonça, comentou sobre o que espera para a regional deste ano.

“Vemos isso como uma abertura muito grande para o esporte paralímpico do Espírito Santo, a nível nacional. Esperamos uma boa receptividade de parte dos capixabas e, com isso, promover também o turismo do Estado, pois o esporte tem essa capacidade”, declarou Mendonça, que completou dizendo almejar ótimos resultados para os atletas capixabas.

Seleção Brasileira

Recém-chegados ao Espírito Santo, os nadadores da Seleção Paralímpica Brasileira iniciaram seus treinamentos na última segunda-feira (03), no Álvares Cabral. Os treinos desta semana e o Circuito servirão como avaliação para a seletiva de março, que qualifica para os Jogos Paralímpicos de 2020, que acontecem entre os meses de agosto e setembro, em Tóquio, no Japão.

O técnico Felipe Santos, que trabalha com os atletas da Seleção há seis anos, falou sobre a semana de treinos aqui no Estado e como isso ajuda na preparação dos atletas para competições maiores.

“Todo ano, a gente procura um local que possa nos auxiliar, pois mesmo com a boa estrutura que temos em São Paulo, quando estamos em outro espaço os atletas só se dedicam aos treinos, ou seja, o ganho se torna maior”, afirmou Felipe Santos, que também comentou sobre o contato com os atletas capixabas.

“Essa troca de experiência é muito legal e acredito que gera uma motivação a mais," finalizou.

Serviço:

Circuito Paralímpico Brasileiro de Atletismo e Natação – Etapa Rio/Sul