13/02/2017 10h00

Esporte escolar capixaba se prepara para as competições de 2017

As seletivas estaduais classificam os times para representar o Espírito Santo nos campeonatos brasileiros promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE)

O calendário 2017 das competições estaduais, nacionais e internacionais de esporte escolar já está definido. A Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade) divulgou as datas no seu site e prepara a organização dos eventos estaduais, classificatórios para os campeonatos brasileiros. As escolas que desejam inscrever suas equipes já podem acessar o portal da Federação www.fecade.org.br e verificar os procedimentos para a vinculação ou filiação.

O futebol feminino abrirá o calendário estadual, com jogos que acontecerão de 24 a 26 de março. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de março no site da Fecade. A escola vencedora representará o Espírito Santo no Campeonato Brasileiro da modalidade, em Belém do Pará, de 21 a 27 de abril. O time vencedor da etapa nacional automaticamente se classifica para representar o Brasil no campeonato mundial, que acontece no ano seguinte à seletiva nacional.

Na sequência, de 01 a 30 de abril, acontece a seletiva estadual de voleibol, com diversas fases classificatórias. A etapa nacional será realizada em Cuiabá (MT), no mês de outubro. No mês de maio, de 01 a 31, será  a vez do estadual de futsal, que classificará as equipes para o Brasileiro em Natal (RN), com data a ser definida. Já em junho, acontece o Campeonato Estadual de Handebol, no qual terá o Espírito Santo como sede do Campeonato Brasileiro, em setembro deste ano.

O mês de julho terá como competição o estadual de basquete 3x3, com foco na classificação para a seletiva nacional em São Luiz (MA), no mês de outubro. Já o estadual de badminton e o de tênis de mesa, que classificam para a etapa nacional em Campo Grande (MS) e Lindóia (SP), respectivamente, também serão realizados com data ainda a ser definida.

O presidente da Fecade, Lidimar Marquêz, destaca a importância do fomento da realização das competições estaduais. “A cada ano temos trabalhado para que os atletas capixabas possam ter a oportunidade de participar de competições nacionais e internacionais. Organizamos as seletivas estaduais para que as escolas inscrevam os alunos e tenham a chance de ter esta experiência, que vai além da quadra ou do campo. Ao se relacionar com atletas de outras regiões e nacionalidades, os estudantes trazem na bagagem muito conhecimento, como respeito ao próximo e às diferenças, cooperação e fair-play”, ressaltou Marquêz.

Foco nos mundiais

As equipes vencedoras dos campeonatos brasileiros conquistam automaticamente o passaporte para representar o Brasil nos campeonatos mundiais das suas respectivas modalidades em 2018.

O Espírito Santo já tem um histórico importante de representações do Brasil em mundiais. Em 2008, o time feminino de handebol do Colégio Santa Adame, de Vila Velha, foi o representante da seleção feminina na Dinamarca. Já as meninas do handebol do Colégio Castro Alves, de Cariacica, representaram o Brasil no Mundial em 2010 (Portugal), 2012 (Croácia), ficando em segundo lugar, e em 2016 (França). O time masculino de handebol do Castro Alves e o de futebol do Centro Educacional Mundo Moderno, também de Cariacica, estiveram com a amarelinha em 2016, na França, onde conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, nos Jogos Mundiais da Fisec.

ES como sede do Brasileiro de Handebol

O Estado será sede do Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol em 2017. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) durante o IV Seminário Nacional do Desporto Escolar, realizado no Macapá (AP). É a quarta vez que o Estado receberá um campeonato brasileiro, que é classificatório para o Mundial Escolar de 2018. O evento acontecerá no Sesc de Guarapari, de 03 a 09 de setembro de 2017.

A Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade) é a entidade responsável pela organização da competição no Estado.

Informações

Raquel Rampon Medeiros
R2M Comunicação e Marketing
Contato: +55 (27) 3026-0225

Informação à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesport

Mariana Bolsoni      

(27) 3636-7027

(27) 99901-9914

Assessoria.sesport@gmail.com

www.sesport.es.gov.br

Facebook: Sesport ES

Youtube: Sesport





2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard