31/10/2021 17h36 - Atualizado em 31/10/2021 17h56

Espírito Santo inicia a disputa dos Jogos Escolares com seis medalhas

Foto: Jordan Andrade/Sesport

A delegação capixaba que representa o Espírito Santo nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), no Rio de Janeiro, já conquistou seis medalhas, sendo três com o atletismo (um ouro e dois bronzes), uma na natação (prata), uma com o karatê (prata) e uma no wrestling (bronze).

Até o momento, a única medalha de ouro capixaba veio com a equipe feminina do revezamento integrado 5x80 metros, que reúne atletas paralímpicos e convencionais. Integraram a delegação capixaba, as atletas Ana Esther Cruz, Emilly Gonçalves, Maria Rita Cabral e Emanuelly Rocha, além de uma atleta convidada do Maranhão.

As duas pratas foram conquistadas pela atleta Helena Ferreira, nos 400 metros livres, na natação, e Mathews Maciel, no karatê, na categoria Kumite (luta) - 63kilos.

Dois dos três bronzes do Espírito Santo vieram novamente do atletismo, com o revezamento integrado masculino 5x80 metros e com o atleta Sérgio Gabriel Souza, no salto em distância adaptado. A outra medalha foi conquistada por Enzo Pegoretti, no wrestling (luta livre) na categoria pesado.

Coletivas

Nesta segunda-feira (1°), ocorrem os últimos jogos da fase de grupos das modalidades coletivas – futsal, handebol, basquete, vôlei e vôlei de praia. As equipes capixabas seguem com chance de classificação em todos os esportes.

Jebs

Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) contarão com a participação de mais de seis mil estudantes de todo o País, que disputarão 17 modalidades diferentes, entre esportes olímpicos, paralímpicos e eletrônicos. As disputas dos Jogos acontecem até sexta-feira (5).

Os atletas capixabas irão participar de mais de 10 modalidades, entre esportes coletivos (basquete, futsal, handebol e vôlei) e individuais (atletismo, atletismo paradesportivo, judô, karatê, natação, badminton, ciclismo, entre outras). Ao todo, a delegação capixaba contará com 260 pessoas, sendo 200 atletas e outras 60 pessoas, divididas entre dirigentes, técnicos e oficiais.

Das 17 modalidades que ocorreram no evento, 15 delas serão realizadas no Parque Olímpico da Barra, nas Arenas Cariocas 1, 2 e 3, no Velódromo, no Centro Olímpico de Tênis, no Complexo Aquático Maria Lenk e nas instalações temporárias erguidas nas áreas comuns do parque abrigam as competições.

Já as provas de atletismo serão no CEFAN, instituição da Marinha do Brasil reformada para os Jogos Rio 2016, e o basquete na Arena da Juventude, construída no Complexo Olímpico de Deodoro para os Jogos Rio 2016.

Informação à Imprensa:
Denys Lobo / Rodolfo Mageste