Espírito Santo encerra sua participação nos Jogos Escolares com ouro do Castro Alves no handebol
O Espírito Santo encerrou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude, em Natal, no Rio Grande do Norte, neste domingo (25), com mais uma medalha de ouro. O Colégio Castro Alves, de Cariacica, venceu o Sepp, de São Paulo, por 17 a 15, e foi o campeão na disputa do handebol feminino infantil. Outras medalhas vieram neste último dia de competição: prata para a Umef Nice de Paula, de Vila Velha, no basquete feminino infantil, e ainda um bronze para o Castro Alves, mas no handebol feminino juvenil.
Assim, a delegação capixaba retornará ao Estado com um total de 23 medalhas na bagagem: seis ouros, nove pratas e oito bronzes.
Esta foi a quinta vez que as meninas do handebol infantil da escola de Cariacica conquistaram o lugar mais alto do pódio em Jogos Escolares. Porém, foi uma vitória inédita para o atual plantel, como destacou a capitã e meia-esquerda, Lívia Freitas. “No ano passado, perdemos a final para um time de São Paulo. Mas, desta vez, conseguimos o ouro. Para mim, esta medalha é muito importante. Com certeza é um dos momentos mais felizes da minha vida”, comemorou ela, que tem 14 anos e, por isso, subirá para a categoria juvenil na próxima temporada.
Lívia, pela primeira vez, também será contemplada em 2019 com o programa Bolsa Atleta do Governo do Estado. “É uma ajuda muito importante para que eu siga praticando o handebol e buscando mais títulos”, comentou a capitã.
A mesma felicidade das meninas do Castro Alves quase foi sentida pelas da Nice de Paula. O time canela-verde, que surpreendeu a todos e fez uma grande campanha, lutou muito até o fim, mas perdeu por apenas dois pontos a decisão diante do Colégio Campos Salles, de São Paulo: 33 a 31. Porém, a medalha de prata consagrou um grande trabalho de uma equipe que tem apenas uma jogadora de 14 anos. Ou seja, a maioria está entre a faixa dos 12 e 13 anos e ainda deve render muito na categoria infantil.
Já nas disputas pelo bronze, o Castro Alves levou a melhor no feminino juvenil diante do Santa Maria, do Paraná, na vitória por 18 a 16, e garantiu o terceiro lugar. Nos masculinos infantil e juvenil, a unidade de ensino de Cariacica acabou não conseguindo o pódio: derrotas para Colégio Padrão, de Minas Gerais (21 x 19), e Escola Barbosa de Godois (28 a 22), do Maranhão, respectivamente.
Independente da perda das medalhas, todas as equipes que ficaram entre as cinco primeiras posições garantiram o Espírito Santo diretamente na fase nacional em 2019. Mas as equipes representantes só sairão no ano que vem, através das finais estaduais, em Guarapari. 019.
A edição deste ano dos Jogos Escolares da Juventude foi considerada a maior competição estudantil já realizada no país. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, pela primeira vez estiveram reunidas as duas faixas etárias (12 a 14, infantil, e 15 a 17 anos, juvenil) em uma etapa nacional, envolvendo cerca de cinco mil atletas/alunos de 2.157 escolas públicas e privadas todos os estados do Brasil. A delegação capixaba também é a maior da história dos Jogos, com 250 atletas. Ao todo, 14 modalidades foram disputadas, divididas em três blocos: ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, na primeira parte; atletismo, badminton, futsal e vôlei, na segunda; e judô, luta olímpica, basquete e handebol, no bloco final.
RESULTADOS - Domingo (25)
Basquete feminino infantil
Final
Umef Nice de Paula 31 x 33 Colégio Campos Salles (SP)
Handebol feminino infantil
Final
Colégio Castro Alves 17 x 15 Colégio Sepp (SP)
Handebol feminino juvenil
Disputa de terceiro lugar
Colégio Castro Alves 18 x 16 Santa Maria (PR)
Handebol masculino infantil
Disputa de terceiro lugar
Colégio Castro Alves 19 x 21 Colégio Padrão (MG)
Handebol masculino juvenil
Disputa de terceiro lugar
Colégio Castro Alves 22 x 28 Barbosa de Godois (MA)