Espírito Santo conquista 14 medalhas no primeiro dia de competições nas Paralimpíadas Escolares
Dez medalhas de ouro e quatro de bronze foram conquistadas pelos capixabas, nesta quarta-feira (21), primeiro dia das Paralimpíadas Escolares, que acontece no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. As 14 medalhas foram no atletismo e natação.
O Espírito Santo disputa ainda nas modalidades de tênis de cadeira de rodas, tênis de mesa e bocha. Ao todo o evento envolve também as modalidades de basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, vôlei sentado e judô.
O coordenador do paradesporto na Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), Duda Brasil, fez avaliação positiva do primeiro dia de provas.
“Ainda teremos muitas medalhas neste segundo dia, mas o primeiro dia foi vitorioso. Todas as medalhas representam muito mais que uma conquista esportiva. Representam superação de barreiras que muitas vezes a sociedade impõe”, comentou.
O atletismo rendeu o maior número de medalhas no dia. Foram dez de ouro e uma de bronze. Na soma do primeiro dia o Espírito Santo terminou em sexto lugar no quadro geral de medalhas, da modalidade.
Na natação Gustavo Soares ficou o bronze nos 50m costas, da classe S6. Ikaro Nunes conquistou dois bronzes, no 100m costas da classe S9 e nos 200m medley, na SM9.
No tênis de cadeira de rodas o capixaba Breno Gregório venceu o paulista Fernanda Pereira e o goianiense Guilherme Egito e se classificou para a semifinal. Nas duplas, ao lado da brasiliense Jade Lanai, a vitória sobre Guilherme Egito e Gabriel Muniz, de Goiás.
No tênis de mesa, Karoline Castro perdeu os dois jogos nas duplas. Nesta quinta-feira ela inicia a disputa no simples.
Na bocha os competidores ainda estão na fase de classificatória. Na primeira rodada Soelaine Sampaio perdeu na prorrogação por 10 a 6, após empatar em 6 a 6, com o rondoniense Lucas Alves. João Matheus da Silva venceu o paulista Gabriel Berolim, por 5 a 2, e perdeu da catarinense Daniela Zinke, por 10 a 1. No outro jogo João Victor Cunha venceu a mineira Evelyn Victória dos Santos por 6 a 5. Nesta quinta acontece a segunda rodada e na sexta-feira (23) a fase final com disputa de medalhas.
Ao todo, estão inscritos 989 atletas de 23 Estados e do Distrito Federal.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Rodolfo Mageste
Tels: (27) 3636-7027 / (27) 99309-9053