15/10/2021 16h55

Equipe de natação capixaba paralímpica viaja para disputar Meeting Regional

Foto: Jordan Andrade/Sesport

A equipe capixaba de natação paralímpica do Clube Álvares Cabral estará, neste sábado (16), no Rio de Janeiro, para a disputa do Meeting Regional de Natação Paralímpica. A competição acontece no Complexo da Marinha do Brasil – Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan).

A delegação do Espírito Santo é composta por 17 nadadores, entre eles seis contemplados pelo Programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). São eles: Breno Braga, Fábio Antônio Rodrigues, Ikaro Nunes, Lais Amorim, Marcos Vinícius Barcellos e Waldir Alvarenga Júnior, o Tiozinho.

Um dos representantes e bolsista é Marcos Vinícius Barcellos, que aguarda ansioso o retorno das competições. “O Meeting marca o retorno das provas paralímpicas. Após o pico da pandemia do novo Coronavírus, a Covid-19, isso só está sendo possível com a vacinação em massa da população. É sempre bom estar competindo, representando o nosso Estado e quem sabe, no futuro, o Brasil”, destacou.

Outra integrante da equipe é a nadadora Mariana Gesteira, que conquistou, este ano, a medalha de bronze nos 100m livre na Paralimpíada de Tóquio. “Vou nadar com um braço só, por conta de uma lesão na clavícula no braço esquerdo. Mas vou para não ficar parada. Meu objetivo é o Mundial no ano que vem. Pretendo nadar pelo menos os 50m livre. Talvez 100m de costa”, disse Mariana Gesteira, que utiliza a academia de alto rendimento da Sesport para treinamentos da parte física.

Bolsa Atleta

Neste ano, o Programa Bolsa Atleta está beneficiando 151 atletas e paratletas de alto rendimento, 30 a mais que no ano passado, alcançando um recorde no número de bolsas concedidas. O auxílio financeiro mensal varia de acordo com a categoria do atleta dentro do edital, sendo R$ 500 (estudantil), R$ 1.500 (nacional), R$ 2 mil (internacional) e R$ 4 mil (olímpico). O investimento total da Sesport no programa é de R$ 2,3 milhões.

O valor recebido pelo atleta pode ser utilizado para cobrir gastos com alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional e fisioterápica, medicamentos, suplementos alimentares, transporte urbano ou para participar de treinamentos e competições, além da aquisição de material esportivo.

Informação à Imprensa:
Denys Lobo / Rodolfo Mageste