14/03/2022 19h28 - Atualizado em 14/03/2022 19h31

Dupla capixaba de natação paralímpica conquista ouros no World Series, realizado na Itália

As capixabas Mariana Gesteira e Patrícia Pereira garantiram conquistas expressivas no World Series, circuito internacional da natação paralímpica, organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional, na Itália. Ao todo, a dupla conquistou cinco medalhas, sendo quatro de ouro, nesse último fim de semana.

A nadadora Mariana Gesteira, que malha na academia de Alto Rendimento da Secretaria de Esporte e Lazer (Sesport) e treina no Clube Álvares Cabral, garantiu três medalhas de ouro. As conquistas vieram nos 100m livre, 50m livre e no revezamento 4x100m medley misto. Todas as provas foram multiclasse.

Outro destaque na competição, foi Patrícia Pereira, que é contemplada pelo programa Bolsa Atleta, da Sesport. A nadadora assegurou duas medalhas, uma de ouro e outra de prata. A conquista do ouro veio nos 50m peito e da prata nos 150m medley.

“Foram as minhas melhores marcas pessoais. Muita gratidão à Sesport pelo apoio que me proporciona, tamanha a evolução no esporte. Aqui na Itália está fazendo muito frio, esse foi um desafio e, disputar em multiclasse, foi outro ponto bastante desafiador”, disse Patrícia Pereira.

As duas nadadoras se destacaram em 2021 na Paraolimpíada de Tóquio, ao conquistarem medalhas de bronze. O mundial foi a primeira competição internacional das atletas depois da campanha de Tóquio.

Mais atletas subiram ao pódio

Além das esportistas citadas, diversos atletas de wrestling, contemplados pelo Bolsa Atleta, faturaram medalhas no campeonato brasileiro da modalidade, realizado em São Paulo, no fim de semana. Além de subir ao pódio, os atletas conquistaram vaga para o Pan-Americano, em Buenos Aires, na Argentina, previsto para os dias 24 a 26 de junho.

Reger Emerson (55kg U-17 estilo livre), Emilly Santos (53kg U-17 livre) e Stefany Santos (61kg U-17 livre), foram os campeões e representaram o Estado na delegação brasileira.

Bolsa Atleta

O edital atual do programa Bolsa Atleta está beneficiando 151 atletas e paratletas de alto rendimento, 30 a mais do que no ano anterior, alcançando um recorde no número de bolsas concedidas. O auxílio financeiro mensal varia conforme a categoria do atleta no edital, sendo R$ 500 (estudantil), R$ 1.500 (nacional), R$ 2 mil (internacional) e R$ 4 mil (olímpico). O investimento total da Sesport no programa é de R$ 2,3 milhões.

O valor recebido pelo atleta pode ser utilizado para cobrir gastos com alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional e fisioterápica, medicamentos, suplementos alimentares, transporte urbano ou para participar de treinamentos e competições, além da aquisição de material esportivo.

Denys Lobo/ Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 - 99309-9053