22/11/2022 17h44

Delegação capixaba participa da fase nacional das Paralimpíadas Escolares nesta terça-feira

Os atletas capixabas que vão representar o Espírito Santo na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares já desembarcaram em São Paulo para participar dos jogos. A competição que acontece na sede do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem início nesta terça-feira (22), com a cerimônia de abertura, e vai até sexta-feira (25).

A competição contará com a participação de mais de 1.300 atletas de 12 a 17 anos e a delegação capixaba conta com 103 integrantes, sendo 67 paratletas e outras 36 pessoas divididas entre técnicos e staffs.

Durante os três dias de disputas, os competidores estarão divididos em 14 modalidades. Os capixabas participarão da competição no atletismo, bocha, natação, parabadminton, tênis de mesa e vôlei sentado.

Para a participação dos estudantes nas Paralimpíadas Escolares, a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) investiu quase R$ 300 mil, para a compra das passagens aéreas e do uniforme.

Fase regional

Na fase regional das Paralimíadas, realizada em setembro, que reuniu estudantes de sete estados (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo), o Espírito Santo conquistou 123 medalhas, sendo 75 de ouro, 32 de prata e 16 de bronze, nas modalidades atletismo, natação e bocha.

As Paralimpíadas Escolares é o maior evento esportivo para crianças com deficiência em idade escolar e reúne todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. O projeto visa a aumentar a participação das escolas no esporte e contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos.

Informação à Imprensa:
Denys Lobo / Rodolfo Mageste