10/09/2020 10h38

Contemplado pelo Bolsa Atleta, Nickolas Rosa participa de campeonato nacional de tênis no Rio de Janeiro

O tenista capixaba Nickolas Rosa, contemplado pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), começa, nesta quinta-feira (10), a disputar mais uma competição nacional: o campeonato Universal Tennis Rating (UTR), que será realizado no Rio de Janeiro.

Organizado pela Techset Academy, o torneio será realizado até este domingo (13) e contará com a participação de atletas do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Apesar de ter apenas 18 anos, Nickolas Rosa, que compete na categoria sub-25, confirmou estar otimista com sua participação no campeonato. Segundo ele, um bom desempenho no UTR pode aumentar seu nível de rendimento na modalidade e proporcionar uma bolsa de estudos no futuro.

“Este campeonato serve para que eu tenha maiores chances de conquistar uma bolsa esportiva em uma boa universidade no exterior. Minha pontuação atualmente é 9,70 e espero chegar a 10 ou, até mesmo, a 11, para que eu consiga propostas de faculdades que disponibilizam programas esportivos de tênis, que é o meu maior foco”, comentou Rosa.

No último mês, o tenista se sagrou campeão no primeiro torneio presencial da modalidade realizado aqui no Estado após a pandemia. A competição aconteceu na Academia de Tênis Rodrigo Filho (ATRF), em Aracruz. Agora, devido ao combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), ele revela que alguns protocolos sanitários para preservar a saúde e a segurança de todos serão seguidos no torneio carioca.

De acordo com Nickolas, a competição será realizada sem a presença do público, apenas com a presença dos pais e treinadores dos atletas. Além disso, os jogadores só poderão tirar a máscara durante a partida, e o cumprimento realizado entre os adversários, que costuma ser um aperto de mão, deverá ser feito com a raquete.

Bolsa Atleta

Nickolas aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio dado pela Sesport no pagamento do Bolsa Atleta, que continua seguindo efetuado pela Secretaria desde o início da pandemia, durante a suspensão de torneios e competições esportivas.

“Eu só tenho a agradecer em relação ao Bolsa Atleta, porque sem ele ficaria mais difícil treinar, por questões como o aluguel da quadra que eu uso para os treinos e a compra dos equipamentos, como as bolas”, afirmou.

O programa Bolsa Atleta beneficia, neste ano, 121 atletas e paratletas de alto rendimento. Os valores do auxílio mensal variam de acordo com a categoria do atleta dentro do edital, sendo R$ 500 (estudantil), R$ 1.500 (nacional), R$ 2 mil (internacional) e R$ 4 mil (olímpico).

Informação à Imprensa:
Denys Lobo / Rodolfo Mageste