30/05/2017 12h31 - Atualizado em 31/05/2017 14h32

Competições regionais dos Jogos Escolares movimentam Nova Venécia

A semana começou agitada no Noroeste do Estado. Isso porque, nesta segunda-feira (29), Nova Venécia realizou a cerimônia de abertura das competições regionais dos Jogos Escolares 2017 (Jees). Neste ano, mais de cinco mil alunos-atletas de escolas públicas e particulares são esperados até a final estadual. As disputas vão até 03 de junho nas regionais de Nova Venécia e Guaçuí.

Nova Venécia, cidade-sede da Região VII, receberá equipes de 18 escolas de São Mateus, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Boa Esperança, além dos atletas do próprio município. Os alunos disputam nas modalidades de voleibol, handebol, futsal e basquete, nas categorias infantil e juvenil em competições masculinas e femininas.

Para Max da Mata, secretário de Estado de Esportes e Lazer, o desempenho dos alunos tem melhorado a cada ano. “Tenho tido a oportunidade de assistir aos jogos das regionais por todo Estado e sempre sou surpreendido positivamente pelo desempenho dos alunos e professores. A organização dos municípios e o comprometimento com que os atletas estão levando a competição é notável e parece melhorar a cada ano. Acredito que teremos grandes talentos do esporte capixaba sendo revelados por meio dos Jogos Escolares este ano”, afirmou Max.

Guaçuí, município sede da Região IV, também iniciou as competições dos Jees. A cidade  recebe 12 escolas de Iúna, Alegre e Ibatiba. Os vencedores da fase municipal das duas regionais se classificam para a etapa estadual, que acontece em Guarapari.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo 2017 têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino públicas e privadas do Estado, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil espírito-santense em torno do esporte.

Os Jogos Escolares visam também fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte e garantindo o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos.

Informação à imprensa:

Mariana Bolsoni