06/05/2019 16h49

Cerimônia de abertura, em Viana, marca o início dos Jogos Escolares 2019

Após muita expectativa, as etapas regionais dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), maior evento esportivo estudantil do Estado, começaram a ser disputadas nesta segunda-feira (06).

Dando início à competição, uma solenidade de abertura foi realizada no ginásio Germano Lube, em Viana, e contou com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, autoridades municipais e alunos de diversas escolas, municipais e particulares, da Grande Vitória.

Durante a cerimônia, foram feitas as execuções dos hinos nacional e do Espírito Santo e o juramento do atleta proclamado por Evelyn Rafaela da Silva, do time de basquete feminino infantil da Escola Nice de Paula, de Vila Velha. Além disto, a pira olímpica foi acesa, marcando o início dos Jogos.

“Como diz um trecho do hino do Espírito Santo, 'somos nós a falange do presente, em busca de um futuro esperançoso'. Vocês são o futuro do Espírito Santo! Por isso, é uma felicidade enorme estar aqui em Viana nesta cerimônia de abertura. Desejo a todos uma ótima competição e declaro abertos os Jogos Escolares do Espírito Santo 2019", declarou o secretário.

Nesta fase regional, os alunos competem nas modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei, divididos nas categorias infantil (entre 12 e 14 anos) e juvenil (entre 15 e 17), em competições masculinas e femininas. Apenas nas primeiras disputas, em Viana e Nova Venécia, são esperados aproximadamente mil atletas.

Viana, sede da região I, receberá atletas de Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

O secretário também esteve presente em Nova Venécia, sede da região VIII, para acompanhar a competição. Nesta região acontecerá os jogos entre as escolas de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis e São Gabriel da Palha.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino públicas e privadas do Estado, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil espírito-santense em torno do esporte.

A competição visa também fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania com aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Os vencedores das oito regionais se classificam para a etapa estadual, que tradicionalmente acontece em Guarapari, nas duas primeiras semanas de julho.

Confira a data das próximas etapas:

20 a 26/05/2019 – Iúna e Santa Teresa

03 a 09/06/2019 – Anchieta e São Mateus